back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 14:35:31
Publicidade
Publicidade

Saúde cria grupos de planejamento e supervisão de combate à dengue

Publicado em:

Notícias relacionadas

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, criou grupos de planejamento e supervisão para ações de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“O grupo irá se reunir semanalmente para avaliar os indicadores e, assim, eleger as áreas prioritárias nas quais as atividades deverão ocorrer. Eles farão ainda os mapas de atendimento da dengue”, explica a diretora de Vigilância Ambiental (Dival) da pasta, Kênia Cristina de Oliveira.

Entre as ações possíveis estão o bloqueio de transmissão e as nebulizações de inseticida pelo “fumacê” ou pelo ultra baixo volume (UBV), por meio de um equipamento motorizado portátil. O grupo será responsável por orientar e operacionalizar o controle vetorial nas áreas prioritárias, assim como monitorar, reavaliar e indicar as próximas ações nessas regiões.

Supervisão

Um dos grupos irá supervisionar as aplicações dos inseticidas, realizar os registros e elaborar os relatórios. Entre os parâmetros que serão observados estão o início da aplicação do inseticida, a velocidade da aplicação, o posicionamento do veículo na via e a adequação da liberação do inseticida.

“O grupo de supervisão avaliará se as atividades estão sendo feitas de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde. Na utilização do fumacê, por exemplo, irão observar se estão sendo aplicados nos locais indicados e de acordo com as normas”, detalha Oliveira.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade