back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 07:47:24
Publicidade
Publicidade

Fiocruz monitora marketing de substitutos do leite materno

Publicado em:

Autor: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Divisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura...

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...
Publicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou, nesta quarta-feira (21), durante evento paralelo à 78ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, o protótipo de uma ferramenta digital voltada ao monitoramento, em tempo real, da publicidade de substitutos do leite materno em plataformas digitais.

A solução foi desenvolvida no âmbito do programa Inova Fiocruz e utiliza tecnologia de código aberto, permitindo que usuários tenham controle total sobre o processo de monitoramento. Gratuita, a ferramenta é capaz de rastrear conteúdos publicitários em sites comerciais, redes sociais e até anúncios ocultos, conhecidos como dark posts.

A proposta surge como alternativa a plataformas pagas e de funcionamento fechado, utilizadas atualmente por alguns países. Ao oferecer acesso completo às bases de dados e aos métodos de análise, a ferramenta da Fiocruz busca ampliar a transparência e a eficácia na fiscalização da propaganda de produtos que podem impactar negativamente o aleitamento materno.

Além do foco nos substitutos do leite, a expectativa é de que a tecnologia também possa ser aplicada futuramente no monitoramento de publicidade de outros produtos nocivos à saúde, como álcool, cigarro eletrônico, refrigerantes e alimentos ultraprocessados.

A iniciativa reforça o compromisso institucional da Fiocruz com a promoção do aleitamento materno e a proteção da saúde infantil, em alinhamento com as diretrizes da OMS e das políticas públicas de saúde.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.