back to top
24 C
Brasilia
quinta-feira, 7 agosto 2025, 07:10:35
Publicidade
Publicidade

Aero system: militares vão aplicar inseticida contra o Aedes dentro das casas

Publicado em:

Notícias relacionadas

Alimentos afetados pelo tarifaço na merenda escolar

O Governo Federal estuda alterar a legislação para permitir...

CLDF homenageia policiais legislativos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta...

Exposição “O Que Nos Toca” inédita na CLDF

Mostra permite que visitantes explorem obras de arte com...

Amamentação como ação sustentável e de saúde pública

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2024 chama a...

Volkswagen Tera 2026 mais caro em agosto

Volkswagen Tera 2026A Volkswagen reajustou os preços de toda...
Publicidade
Publicidade

Sessenta militares do Exército Brasileiro foram treinados para o manejo do sistema aero system, que irá aplicar um inseticida intradomiciliar. As primeiras ações estão previstas para esta quarta-feira (3), no Setor O, em Ceilândia.

Diferentemente do fumacê, o novo método é disparado dentro das residências, permitindo que formas adultas do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, sejam eliminadas.

O sistema é composto por um tanque de inox com capacidade útil de quatro litros e uma mangueira de transferência. Os operadores não precisam realizar a dosagem ou regulagem, evitando possíveis erros e o manuseio com os produtos. O equipamento proporciona pressão e vazão constantes em aplicações homogêneas e precisas.

A estimativa é que cada militar realize a aplicação do inseticida em um número de 60 a 80 imóveis por dia. Os militares serão acompanhados por agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) durante o trajeto.

O subsecretário de Vigilância Sanitária, Fabiano dos Anjos, destacou que o trabalho conjunto com o Exército permitirá diminuir os casos nas regiões mais críticas. “Este trabalho é importante para a Secretaria de Saúde (SES-DF) e fundamental para toda a população, porque estaremos salvando vidas, evitando óbitos e hospitalizações”, completou.

Os novos sistemas têm menor impacto ambiental, evitam o descarte de material, permitem mais segurança para o aplicador, sendo simples de usar, e não afetam a vida silvestre.

Procedimento

Os militares e os Avas irão passar nas residências e instruir os moradores sobre os procedimentos corretos para a utilização do aero system. Por ser um inseticida, é necessário que residentes e animais de estimação saiam dos imóveis, podendo retornar 30 minutos após a aplicação.

É preciso, ainda, que durante a aplicação roupas e objetos de uso comum estejam cobertos ou protegidos. Os fogões devem ser desligados e o gás, fechado. Nenhum interruptor pode estar ou ser aceso.

Publicidade

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade