back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 03:49:31
Publicidade
Publicidade

Alimentação balanceada previne alterações de humor e o estresse

Publicado em:

Jordanna Viana

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...

SES – DF atualiza lista de medicamentos essenciais

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou...
Publicidade

Para conscientizar a população sobre a importância do bem-estar celebra-se, em 23 de setembro, o Dia Mundial de Combate ao Estresse. E nesses tempos de pandemia é imprescindível tentar diminuir os efeitos desse problema que tem feito parte do cotidiano das pessoas. De acordo com um estudo americano, a má alimentação está associada diretamente ao alto nível de estresse. Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, açúcar e sal, podem levar o organismo a esse esgotamento.

Para o nutricionista Daniel Novais, a presença de variedades de alimentos, principalmente in natura, o consumo de fibras, minerais e vitaminas produzem hormônios que estão diretamente ligados ao prazer e à satisfação.

“Além de fazer o organismo funcionar melhor, uma alimentação adequada e saudável pode trazer diversos benefícios, como melhorar o humor, combater a depressão e afastar aquele estresse presente no dia a dia”, aponta o nutricionista.

A principal dica para combater o estresse é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido for o prato, mais substâncias que combatem os radicais livres vão ser ingeridas.

“Assim como dietas restritivas podem aumentar hormônios de estresse, gerando mau humor, quanto mais saudável é a comida, mais o bem estar vai ser favorecido. Felizmente, alguns alimentos saborosos ajudam a conter a tensão e podem melhorar o humor e proteger o organismo” explica o profissional.

O nutricionista ressalta a importância de se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar, frituras e alimentos processados, como salsicha, bacon, biscoito recheado e caldo de carne em cubos e manter os exames em dia.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o estresse:

Verduras, frutas e vegetais

Opte por folhas verdes, misturadas com outros frutos e vegetais, antes da refeição principal. Essa combinação variada e colorida melhora a experiência sensorial e envia uma sensação de relaxamento ao cérebro.

Ômega 3

O ômega 3 pode ser encontrado em alimentos como atum, salmão, sardinha, sementes de linhaça e de chia, nozes e gema de ovo. Ele é um tipo de gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Chás

Quentes ou frios, os chás podem ser ótimas alternativas naturais para aliviar o estresse. São ótimos calmantes que relaxam o organismo e ajudam a regular o sono, diminuindo a ansiedade.

Triptofano

Os alimentos ricos em triptofano ajudam a combater o estresse porque aumentam a produção de serotonina, um hormônio fabricado no cérebro que dá uma sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. O triptofano pode ser encontrado em alimentos como banana, chocolate amargo, cacau, aveia, queijo, amendoim, frango e ovo.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.