A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da comercialização de diversos produtos por irregularidades de fabricação e problemas de segurança. As medidas afetam lotes de café e de suplementos alimentares, que foram retirados do mercado.
Café com fragmentos de vidro
A Anvisa proibiu todos os lotes do café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara. A decisão foi tomada após a constatação de que o produto tem origem desconhecida e é fabricado por empresas irregulares. Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro, encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote de número 160229.
Falhas de fabricação em suplementos
A agência também suspendeu a fabricação e a venda de todos os alimentos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A medida foi motivada por uma inspeção sanitária que identificou “falhas graves nas boas práticas de fabricação”. Entre as irregularidades listadas estão a falta de controle de qualidade da água, ausência de registros de produção e a falta de rastreabilidade das matérias-primas.
Por fim, a Anvisa determinou a apreensão de todos os lotes do Whey Isomix Definition da marca Proteus. A decisão foi tomada após a empresa responsável pelo produto informar que a fabricação havia sido interrompida e que não tem relação com a fabricante Nutrimix A. Suplementos SLU, que consta em algumas embalagens no mercado. A agência reforça que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade e podem ser denunciados.

