back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 18:47:55
Publicidade
Publicidade

Biomédica alerta sobre os riscos de contaminação durante extensão de cílios

Publicado em:

Notícias relacionadas

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

O Brasil possui um dos maiores mercados mundiais nos setores de beleza e estética e as opções por procedimentos crescem a cada dia. Mas é preciso estar atento aos riscos envolvidos em cada procedimento, como por exemplo na extensão de cílios, que se popularizou mas nem sempre os estabelecimentos estão de acordo com as normas, segundo Daniela Pontes, especialista em biossegurança. Segundo ela, apesar de muitos profissionais respeitarem as normas, não são todos.

“Muitas pessoas, incluindo profissionais, acreditam que não seja necessário esterilizar materiais para extensão de cílios, por acreditarem que a pinça utilizada nesses casos, por exemplo, não seja cortante”, comenta a profissional.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma nota recentemente, dizendo que o profissional da beleza pode não ter uma regulamentação, mas que é fiscalizado e precisa seguir normas, entre elas, a respeito da esterilização de materiais, como a pinça utilizada nas extensões de cílios.

Ainda segundo Daniela, qualquer procedimento que possa ter contato com a mucosa ou com sangue, precisa ser esterilizado ou descartado. “No caso da extensão de cílios, a pinça pode sim ter contato com a mucosa e, além disso, estamos falando de um perfuro cortante, objetos infectados em contato com o sangue e com a mucosa ocular podem transmitir doenças como hepatites”, pontua.

Sobre Daniela Pontes

É especialista em biossegurança estética, formada em biomedicina e proprietária do perfil Biossegurança Descomplicada no Instagram, que conta com mais de 23 mil seguidores. É coordenadora de depilação, há 13 anos, da Beauty Fair.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade