back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 14:44:39
Publicidade
Publicidade

Os verdadeiros heróis não usam capas e se vestem vermelho

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

TRE-DF abre plantão sábado para regularizar título

TRE-DF faz plantão neste sábado (7/2) para título, biometria e alistamento antes do prazo de 6 de maio; veja locais e horários. Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Auxílios do GDF garantem apoio financeiro a famílias vulneráveis

GDF concede auxílios para famílias em crise e vítimas...

HRT amplia CPRE e mais que triplica procedimentos no DF

Ampliação da CPRE no HRT reduz cirurgias e acelera...

Polícia prende técnicos suspeitos de matar pacientes no DF

A prisão de três técnicos de enfermagem suspeitos de...

DF inicia aplicação de nirsevimabe contra bronquiolite em bebês

Medicamento reduz internações por VSR e amplia proteção a...
Publicidade

Uma verdadeira demonstração de coragem, preparo e dedicação à vida. Na manhã do último domingo (8), o Lago Paranoá, próximo à Ponte JK, foi palco de um resgate heroico protagonizado por um bombeiro militar do Distrito Federal. A ação rápida e decisiva salvou a vida de um homem e reforçou a importância do trabalho incansável desses profissionais.

Por volta das 11h, o Corpo de Bombeiros foi acionado por um homem em uma canoa, que, com urgência, pediu ajuda para alertar um banhista em situação de risco, fora do campo de visão da equipe de guarda-vidas. Diante da gravidade da situação, um dos bombeiros embarcou imediatamente com o solicitante.

Durante o trajeto, uma movimentação incomum na margem chamou a atenção: banhistas na água pareciam procurar alguém. Ao se aproximar, o militar ouviu os gritos de socorro que indicavam o local exato onde um homem havia desaparecido na água.

Sem hesitação e sem tempo para buscar os equipamentos completos de mergulho, o guarda-vidas demonstrou um preparo excepcional. Ele mergulhou apenas com o próprio fôlego e, a cerca de 5 metros de profundidade, em um feito notável, localizou o corpo. Mesmo sem máscara ou nadadeiras, conseguiu resgatar a vítima e iniciar as primeiras ventilações ainda na água, manobras essenciais que fazem toda a diferença na reanimação de afogados.

Diante das dificuldades de acesso ao posto de guarda-vidas, que estava com grande número de banhistas e embarcações, o bombeiro tomou uma decisão crucial: optou por levar a vítima até o posto avançado, utilizando a mesma canoa. Durante todo o percurso, manteve as manobras contínuas de reanimação cardiopulmonar (RCP).

No quartel, com o reforço de outros militares, o atendimento foi intensificado com o uso de oxigênio. Após cerca de 10 minutos de procedimentos ininterruptos, os sinais vitais do homem, de 37 anos, foram restabelecidos com sucesso. Ele foi encaminhado com vida ao Hospital de Base pelo Serviço Aéreo de Resgate, graças à agilidade, técnica e bravura do bombeiro militar.

Este resgate exemplar é um lembrete do valor inestimável dos nossos bombeiros e do seu compromisso inabalável em proteger a vida da população, mesmo diante das situações mais desafiadoras.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.