As populares buganvílias, também conhecidas como três-marias, flor-de-papel ou primavera, estão em plena floração e transformam a paisagem urbana do Distrito Federal. Assim como os icônicos ipês, essa trepadeira nativa da América do Sul desempenha um papel crucial na identidade visual da capital e de outras cidades brasileiras.
Uma sequência florida na Avenida Contorno, entre as Quadras 36 e QE 42 do Guará II, tem atraído olhares pela vivacidade de suas cores. “Eu passo sempre por aqui e, na correria do cotidiano, jamais havia reparado nas árvores. Mas, com essa floração, não tem como não chamar a atenção”, destacou a feirante Sônia Saturnina do Nascimento, de 72 anos. O aposentado Francisco Luiz Sobrinho, de 79, complementou: “Essa volta do Guará tem uma infinidade de espécies. Para nós que caminhamos aqui é um deleite para os olhos”.
Beleza, resistência e sustentabilidade
A beleza das buganvílias reside em suas brácteas coloridas, estruturas semelhantes a pétalas que envolvem pequenas flores brancas. As tonalidades mais comuns incluem rosa, roxo, vermelho, laranja, branco e amarelo, com variedades bicolores também presentes. A floração acontece principalmente na primavera e no verão, mas em Brasília, graças ao sol abundante, é possível vê-las florindo também no outono.
Com crescimento rápido, essa planta espinhenta e resistente pode alcançar até 20 metros de altura quando cultivada como árvore. Além de embelezar a cidade, a buganvília contribui para o equilíbrio ecológico, sendo uma importante fonte de alimento para abelhas, borboletas e outros polinizadores. As espécies mais comuns no Brasil são a Bougainvillea glabra e a Bougainvillea spectabilis.
História e manutenção pela Novacap
O nome da planta é uma homenagem ao explorador Louis Antoine de Bougainville, que liderou uma expedição ao Brasil em 1767. Embora o botânico francês Philibert Commerson tenha sido creditado pela “descoberta”, registros históricos indicam que a coleta e identificação inicial foram realizadas por Jeanne Baret, botânica autodidata que se disfarçou de homem para participar da missão científica.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável pelo plantio e manutenção das áreas públicas do DF. “As bougainvilleas são bastante utilizadas em projetos paisagísticos pela sua resistência ao clima seco e pela beleza ornamental prolongada, contribuindo para colorir canteiros, cercas vivas e espaços urbanos em toda a capital”, enfatizou o presidente da empresa pública, Fernando Leite.