Mais de cem salas de vacinação estão abastecidas e equipes já percorrem o Distrito Federal para reforçar as ações da Campanha de Multivacinação 2025, que segue de 6 a 31 de outubro. O foco é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, com ênfase nas vacinas contra pólio, sarampo e HPV.
“Essas doenças foram eliminadas no Brasil, mas ainda são endêmicas em outras regiões do mundo. Manter as coberturas vacinais elevadas é essencial para evitar a reintrodução dessas enfermidades, especialmente em tempos de intensa mobilidade e turismo”, explica o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
Durante a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identidade. Caso o cidadão não possua mais os registros, será feita uma consulta digital ao sistema e, se houver necessidade, todas as doses adequadas à faixa etária serão aplicadas. A lista completa dos pontos de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Embora o público principal seja infantojuvenil, a campanha também atenderá outras faixas etárias, conforme necessidade.
Metas e desafios
De janeiro a abril de 2025, o DF aplicou 9,7 mil doses da vacina contra a poliomielite em crianças menores de um ano, atingindo 88,9% da cobertura vacinal — abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.
No caso do sarampo, a cobertura entre crianças de até 1 ano chegou a 86,6%, também inferior ao índice esperado. O objetivo é alcançar 95% desse público com as duas doses da tríplice viral. A campanha também reforça a vacinação de adolescentes e adultos, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), que prevê:
Duas doses para pessoas de 12 a 29 anos;
Uma dose para o público de 30 a 59 anos;
Duas doses para trabalhadores da saúde, independentemente da idade.
Proteção contra o HPV e outras doenças
O HPV é outro foco da campanha. Além dos meninos e meninas de 9 a 14 anos, também serão vacinados adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A vacina protege contra verrugas genitais e cânceres relacionados ao vírus, como os de colo do útero, pênis, boca, ânus e laringe.
Outras vacinas também estarão disponíveis durante a ação, abrangendo doenças como febre amarela, varicela, DTP, hepatite A e B, meningite, pentavalente e pneumonia (pneumo-10V). Os dados dos primeiros meses de 2025 mostram que o DF ainda está abaixo das metas nacionais para várias dessas imunizações.
Ações e o Dia D de vacinação
A chefe da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, detalha as estratégias para ampliar a cobertura:
“Teremos ações em escolas, feiras, shoppings e locais de grande circulação, ampliação dos horários de funcionamento das salas de vacina, busca ativa de pessoas não vacinadas e intervenções em áreas de difícil acesso.”
O ponto alto da mobilização será o Dia D da vacinação, em 18 de outubro, com dezenas de postos em funcionamento de Norte a Sul do DF.

