Revistas, trânsito e atendimentos marcam o sábado de Carnaval no DF
Revistas nos pontos de acesso, policiamento reforçado e atendimentos de saúde concentraram as principais ocorrências do sábado, 14 de fevereiro, no Carnaval do Distrito Federal. Segundo balanços divulgados pelos órgãos envolvidos, a triagem preventiva resultou na apreensão de 119 armas brancas e na retirada de circulação de substâncias ilícitas, como porções de maconha e cocaína, além de um spray de pimenta.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que as revistas têm caráter preventivo e miram exclusivamente a proteção do público. No mesmo dia, a corporação registrou recuperação de 12 aparelhos celulares e reforçou orientações para reduzir furtos em áreas de grande aglomeração.
O que é proibido levar para os blocos e eventos
A PMDF afirma que não é permitida a entrada com armas e drogas ilícitas, garrafas ou copos de vidro, perfumes em recipientes de vidro e desodorantes aerossóis. Também são vetados objetos perfurocortantes, como facas, estiletes e tesouras, além de guarda-chuvas com haste metálica e bandeiras com mastros ou estruturas rígidas.
Para chuva, a recomendação é o uso de capas, em vez de guarda-chuvas que possam causar ferimentos em meio à multidão.
Furtos de celular e a orientação de segurança ao folião
O porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke, alertou para a necessidade de cuidados com aparelhos celulares durante os blocos, citando a atuação de grupos especializados em furtos em momentos de distração e consumo de álcool. A orientação repassada ao público é manter o aparelho em local seguro e evitar bolsos de fácil acesso.
Conforme dados preliminares informados no período de sexta-feira, 13 de fevereiro, até a manhã de domingo, 15 de fevereiro, foram registrados 36 furtos de celular e quatro furtos a transeuntes em blocos carnavalescos, além de outras ocorrências pontuais em diferentes áreas do DF.
Trânsito com fiscalização e autuações por álcool e celular ao volante
No sábado, a PMDF registrou 1.176 abordagens veiculares e 484 autos de infração. Entre os números informados, 126 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 39 por uso de celular ao volante. Também houve recolhimento de 11 veículos ao depósito.
Em outra frente, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) relatou ações educativas e de fiscalização, com abordagens e aplicação de testes de etilômetro. Segundo o órgão, as operações incluíram regiões como Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto, com autuações por diferentes irregularidades.
Crianças identificadas e protocolo para casos de desencontro
Mais de 300 crianças receberam pulseirinhas de identificação, medida que, segundo as equipes, facilita a localização em casos de desencontro. Em situações envolvendo menores, os órgãos informam que há acolhimento imediato e acionamento das autoridades competentes, com suporte do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), pelo telefone 125.
Bombeiros atendem ocorrências e vistoriam estruturas dos eventos
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) empregou 263 militares e 20 viaturas na operação do sábado, com foco em atendimento pré-hospitalar. Foram atendidas 37 pessoas, e a maior parte das ocorrências, 23, foi associada ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Três pessoas precisaram de transporte ao hospital, enquanto as demais foram atendidas no local ou em postos médicos.
Além disso, o CBMDF informou vistorias em 18 eventos, com avaliação de condições contra incêndio e pânico das estruturas montadas.
DF Legal fiscaliza eventos e orienta ambulantes
A Secretaria DF Legal fiscalizou 43 eventos de Carnaval e informou que não houve necessidade de interdição, com respeito às licenças e aos horários. Na fiscalização de ambulantes, 400 comerciantes irregulares foram orientados a se retirar das imediações dos blocos. Também houve apreensão de 14 garrafas de vidro de bebidas destiladas.
Polícia Civil reforça prevenção e orientação ao público
No segundo dia do Carnaval no DF, a Polícia Civil informou ações preventivas e de orientação na Rodoviária do Plano Piloto, com participação de equipes da Decrin e das unidades de atendimento especializado à mulher (Deam I e II). O foco foi a prevenção de crimes contra a dignidade sexual e outras formas de violência, com previsão de repetição da atividade no domingo, 15 de fevereiro.

