O projeto Defensoria nas Escolas, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), chega à sua 10ª edição para levar atendimento jurídico e psicossocial aos estudantes e suas famílias. A ação acontecerá nesta quinta (11) e sexta-feira (12), das 9h às 16h, no Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, no Itapoã.
A iniciativa, que já percorreu diversas regiões administrativas do DF, tem como objetivo fortalecer a educação em direitos, prevenir conflitos e promover a cidadania.
O que o projeto oferece
O projeto oferece à comunidade escolar a oportunidade de resolver questões jurídicas e sociais perto de casa, com serviços de atendimento e palestras educativas. O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou que a iniciativa é uma “chance incrível de levar os serviços da instituição para perto dos cidadãos”.
A ação já beneficiou cerca de 20 mil estudantes e familiares desde abril de 2024, em nove edições, passando por cidades como Planaltina, Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.
Projeto concorre a prêmio nacional
O projeto Defensoria nas Escolas é um dos concorrentes na 22ª edição do Prêmio Innovare, que busca identificar e divulgar práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A iniciativa foi avaliada por consultores da comissão julgadora, que visitaram uma edição extra para conhecer de perto o trabalho realizado.

