A Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac) do Distrito Federal abriu inscrições para o Curso de Formação de Lideranças Comunitárias. A iniciativa, totalmente gratuita, visa capacitar e qualificar líderes sociais de todas as 35 regiões administrativas do DF para uma atuação mais eficaz. O edital de seleção foi publicado nesta terça-feira (9) no Diário Oficial do Distrito Federal.
O curso, idealizado e ministrado pelo professor Jeann Cunha, abordará temas essenciais como políticas públicas, cidadania, mediação de conflitos, comunicação comunitária e voluntariado.
Vagas e como se inscrever
Ao todo, serão oferecidas 1.050 vagas, com 30 para cada região administrativa. O formato será híbrido, com aulas online ao vivo e encontros presenciais complementares. Para garantir a inclusão, 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, morar no DF e atuar ou ter interesse em atuar em iniciativas sociais ou coletivos comunitários. As inscrições começam no dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo Portal da Comunidade ou presencialmente na sede da Seac, no Anexo do Palácio do Buriti.
Qualificação para o desenvolvimento local
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, ressaltou que o objetivo é dar ferramentas práticas para que as lideranças locais possam dialogar de forma mais qualificada com o governo e promover melhorias em suas comunidades.
O curso terá um primeiro módulo de 8 horas, com aulas práticas e acessíveis. Ao final da formação, os participantes receberão um certificado de conclusão, que valida a qualificação obtida para o desenvolvimento comunitário.

