back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 23:02:30
Publicidade
Publicidade

Dia de Combate ao Fumo: saiba como a nicotina afeta o coração

Publicado em:

Ana Lúcia Ferreira

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Ministério da Saúde afirma baixo risco do vírus Nipah...

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...
Publicidade

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos causados pelo hábito. Além do câncer de pulmão, segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil, o uso de tabaco afeta diretamente a saúde cardiovascular, principalmente pela ação maléfica direta nos vasos sanguíneos.

O tabaco é responsável por elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, bem como seu uso aumenta o risco de surgimento de diversas outras doenças cardiovasculares, sendo as mais comuns a angina e o infarto.

“A substância encontrada nos derivados de tabaco como cigarros, charutos, cachimbos e até mesmo nos narguilés contribui para diversas doenças no aparelho cardiocirculatório. Ela age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial”, explica o cardiologista hemodinamicista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Gustavo Alexim. Ainda segundo o cardiologista, o hábito de fumar agride o endotélio (parede de células que recobre os vasos sanguíneos) e interfere diretamente na produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico, o que faz com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura, o que gera um maior risco ao paciente.

A ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais são as principais causas de morte do mundo, com uma média de 17,7 milhões de pessoas anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando consumida, a nicotina vai diretamente para o coração, cérebro e a circulação, além de prejudicar todo o organismo do fumante. Sua ação é exercida pelos sistemas simpáticos e parassimpáticos e, quando a adrenalina é liberada, influência na redução de consumo de oxigênio, e faz com que o corpo passe a absorver mais colesterol.

“Independente do uso de cigarro, cachimbo ou charuto, uma única unidade pode provocar todos esses malefícios. Quando a substância cai na circulação sanguínea provoca consequências à saúde”, aponta o cardiologista.

Coração do fumante

O hábito de fumar causa riscos a quem fuma e a quem convive com o fumante. Estudos apontam que conviver com quem fuma afeta o coração, além de aumentar em até duas vezes o risco de câncer.

Segundo Gustavo Alexim, após parar de fumar, há redução de cerca de 50% no risco de infarto no primeiro ano. Contudo, são necessários cerca de dez anos sem fumar para igualar o risco cardiovascular de um ex-fumante ao risco de quem nunca fumou. Para o especialista, a melhor atitude que o paciente deve ter com a saúde cardiovascular é não fazer uso do tabaco. O fumante pode e deve abandonar o cigarro.

“O primeiro passo é procurar acompanhamento profissional. Após uma avaliação será possível saber qual o melhor caminho a seguir para se livrar do vício. Acima de tudo, o sucesso vai depender da determinação e força de vontade do paciente”, afirma.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.