Curta nossa página

educação

Inscrições Enamed Vão Até 18 de Julho

Publicado

Foto/Imagem: © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reporter: Janaina Lemos

Estudantes concluintes de graduação em medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e demais interessados já podem se inscrever para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O prazo segue até 18 de julho, e as inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed.

As provas serão aplicadas em 19 de outubro e abordarão conteúdos, habilidades e competências das áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e, de forma interdisciplinar, saúde mental.

 

Critérios e formato da avaliação

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que a avaliação do Enamed será baseada nos critérios definidos para o Enade, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as legislações pertinentes à área médica.

O exame será composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada área da medicina abordada. Além das questões, haverá um questionário para o estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade e um questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório. Um questionário de percepção de prova também fará parte do processo.

 

Participação e objetivos do Enamed

 

A participação no Enamed é obrigatória para quem estiver habilitado e inscrito no Enade como concluinte de graduação em medicina. Outros interessados podem participar de forma voluntária, utilizando os resultados em processos seletivos de especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Segundo o MEC, os objetivos do Enamed incluem:

  • Verificar se os concluintes de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs.
  • Fornecer subsídios para o aprimoramento das graduações em medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no Brasil.
  • Unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência médica.
  • Garantir que futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.

Comentários

educação

Último Dia Para Pedir Isenção no CNU 2025

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: © Joel Rodrigues/Agência Brasíli

Termina hoje, terça-feira (8), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Candidatos que se enquadram nos critérios do edital ainda podem solicitar o benefício.

Têm direito à isenção pessoas com inscrição ativa no CadÚnico, doadores de medula óssea, e quem foi ou é bolsista do Prouni ou teve curso financiado pelo Fies.

 

Como solicitar a isenção

O pedido de gratuidade no CNU 2025 deve ser feito online, no momento da inscrição, pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV). É preciso usar o login único da conta Gov.br para anexar a documentação comprobatória. Os arquivos devem ser enviados nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. A organização do concurso não aceitará documentos enviados por outros meios.

Para candidatos do CadÚnico, não é mais necessário preencher o Número de Identificação Social (NIS). Quem se enquadra nos critérios do Prouni ou Fies deve indicar a opção de solicitação correspondente no sistema. Doadores de medula óssea precisam anexar documento de identidade com foto e comprovante de doação emitido por entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Importante! Participação anterior em programas sociais ou isenção em outros concursos não garante o benefício automático no CNU 2. Todos os pedidos passarão por análise da FGV, e declarações falsas podem levar à exclusão do candidato e responsabilidade legal.

 

Resultados e próximas datas

A FGV fará contato com os órgãos gestores (CadÚnico, Prouni, Fies, Redome) para confirmar as informações. Os resultados preliminares dos pedidos de isenção serão divulgados na quinta-feira (10), no site do concurso.

Se o pedido for negado, o candidato poderá entrar com recurso de 11 a 14 de julho. O resultado final dos recursos será publicado em 18 de julho. Quem tiver a isenção negada em definitivo deverá pagar a taxa única de R$ 70 (para cargos de nível superior e médio) até 21 de julho, via plataforma. A perda do prazo de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) resultará no cancelamento automático da inscrição.

 

Sobre o CNU 2025

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos. As provas serão aplicadas em dois dias: a primeira, objetiva, em outubro; e a segunda, dissertativa, em dezembro, apenas para os aprovados na etapa inicial.

Os cargos estão agrupados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato se inscreva para diferentes funções dentro do mesmo bloco e defina sua lista de preferência. As provas do CNU 2 serão realizadas em 228 cidades, em todas as 27 unidades da federação. A lista completa está no anexo XI do edital. A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

CONTINUAR LENDO

educação

Mulheres Têm Cursos Gratuitos de Roadie e Iluminação no DF

Publicado

Por

Fonte em Foco
Foto/Imagem: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O projeto Luz, Som e Ação deu início, na segunda-feira (30), a uma série de oficinas gratuitas focadas em capacitar mulheres nas áreas de roadie (técnica de palco) e técnica de iluminação. A iniciativa, que visa aumentar a presença feminina em funções técnicas do setor cultural, tradicionalmente dominadas por homens, começou no Espaço Jovem de Expressão, em Ceilândia.

Realizado pela Guia Acessibilidade Inclusiva, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Jovem de Expressão, o projeto oferece formação prática e teórica. Os cursos têm 15 horas de carga horária, divididas em cinco encontros consecutivos, e conferem certificação às participantes.

Combatendo a desigualdade no setor cultural

Segundo Ellen Oliveira, idealizadora do projeto, a proposta surgiu da dificuldade em encontrar mulheres capacitadas nessas áreas técnicas para eventos culturais. “Sempre enfrentamos barreiras para contratar mulheres em direção de palco, iluminação e áudio. Pensamos então em formar essas profissionais”, explicou.

As oficinas ocorrem em dois locais: o curso de roadie no IFB Recanto das Emas (das 9h às 12h) e o de iluminação no Espaço Jovem de Expressão (das 10h às 13h). Ambos contam com intérpretes de Libras e audiodescrição, garantindo acessibilidade plena. A procura superou as expectativas, com 116 inscrições para apenas 40 vagas disponíveis.

Durante as aulas, as participantes aprendem desde conceitos básicos de eletricidade até o manuseio de refletores, dimmers e mesas de luz. “A expectativa é que elas saiam daqui com uma experiência rica e transformadora”, afirmou a facilitadora Zizi Antunes, que também revelou que as alunas irão confeccionar um equipamento de iluminação como recordação.

Transformando vidas e promovendo inclusão

O projeto já começa a transformar trajetórias. Sâmela Borges, 33, gerente de imobiliária, viu na formação uma chance de ter mais autonomia em seus ensaios fotográficos. Já a técnica em audiovisual Nathalia Oliveira, 28, busca aprimorar seu olhar artístico e repertório técnico com a qualificação.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — em especial o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 5 (Igualdade de Gênero) —, o Luz, Som e Ação vai além da formação profissional. Ele promove pertencimento, visibilidade e novas oportunidades para mulheres na cadeia produtiva da cultura em Brasília e no Distrito Federal, contribuindo para um cenário cultural mais inclusivo e equitativo.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

Fonte em Foco. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, assessorias de imprensa e colaboradores