back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 04:11:19
Publicidade
Publicidade

Estudo revela alta contaminação por plástico na Amazônia

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia...

Brasília sedia Seminário sobre natureza e primeira infância

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)...

Itaipu transforma apreensões em energia limpa

No lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, em...
Publicidade

Um novo estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá aponta uma contaminação por resíduos plásticos na Amazônia muito maior do que se estimava. A pesquisa, a primeira revisão sistemática da literatura sobre o tema no bioma, revela impactos em ambientes aquáticos e terrestres e um potencial risco à saúde humana, especialmente para comunidades ribeirinhas e indígenas.

Publicado na revista científica Ambio, o artigo analisou 52 estudos que identificaram poluição por plásticos de diferentes tamanhos (macro, meso, micro e nanoplástico) em fauna, flora, água e sedimentos. Segundo o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, a revisão mostra um problema mais grave do que a maioria das pessoas imagina.

Falta de infraestrutura e riscos à saúde

A pesquisa destaca que a falta de infraestrutura para gestão de resíduos nas comunidades amazônicas é um fator agravante. O lixo flutuante, que antes era majoritariamente orgânico, hoje é composto por garrafas PET e embalagens plásticas descartadas por embarcações, áreas urbanas e até mesmo pelas próprias comunidades.

A bióloga Jéssica Melo, uma das autoras, alerta que a contaminação de fontes essenciais de alimentos e água representa um grande risco para as populações tradicionais. O estudo reforça a necessidade urgente de mais pesquisas, principalmente em áreas remotas e em outros países da bacia amazônica, e de ações concretas para mitigar a poluição, com foco em gestão de resíduos e educação.

O trabalho ressalta a urgência do tema, especialmente com a proximidade da COP30, que será realizada na Amazônia, em Belém.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.