back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 9 fevereiro 2026, 16:11:35
Publicidade
Publicidade

FGTS poderá financiar hospitais filantrópicos até 2030

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Senado cria subcomissão para apurar suspeitas no Banco Master

CAE do Senado instala subcomissão para acompanhar investigações sobre suspeitas de fraudes bilionárias atribuídas ao Banco Master.

Câmara promete debate sobre fim da escala 6×1

Câmara promete debater fim da escala 6x1, mas histórico recente indica resistência e ausência de prazos para votação.

Pena se cumpre, conforto se limita e espetáculo não decide processo

O Supremo Tribunal Federal decidiu trocar o palco do...

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio

Lula assina pacto nacional contra o feminicídio e afirma que homens devem assumir responsabilidade no combate à violência contra mulheres.

Brasil e EUA discutem visita de Lula e Conselho da Paz

Chanceleres do Brasil e EUA discutem visita de Lula...
Publicidade

MP libera FGTS para crédito a filantrópicas até 2030

Hospitais filantrópicos poderão acessar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para buscar financiamentos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar, na sexta-feira (6), uma medida provisória (MP) que autoriza a destinação de parte do fundo para operações de crédito dessas entidades até 2030.

A MP também alcança entidades que atendem pessoas com deficiência e organizações sem fins lucrativos que atuam de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o governo.

Governo estima R$ 4 bilhões em 2026 sem mexer em outras áreas

A expectativa informada é destinar cerca de R$ 4 bilhões às entidades beneficiadas em 2026, sem impacto nos recursos já previstos do FGTS para habitação, saneamento e infraestrutura.

De acordo com o Planalto, o uso do FGTS para crédito a instituições filantrópicas da saúde já havia sido autorizado entre 2019 e 2022, e a MP restabelece essa possibilidade com validade até 2030.

Juros e condições: comparação da Caixa e promessa de redução

Com a utilização do FGTS, bancos públicos poderão ofertar financiamentos com juros mais baixos. Como referência, a taxa média da carteira de crédito da Caixa para hospitais filantrópicos com recursos do FGTS foi de 11,6% ao ano, contra 17,7% ao ano em operações com recursos próprios, segundo dados citados pelo governo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que as entidades poderão acessar crédito com taxa cerca de 30% menor, com prazo ampliado de 120 para 180 meses e carência de 12 meses, o que, segundo ele, tende a favorecer manutenção e ampliação de serviços ao SUS.

Outros atos na visita às Obras Sociais Irmã Dulce

O anúncio ocorreu durante visita às Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, quando também foram assinados atos ligados ao fortalecimento do financiamento da saúde pública.

Entre as medidas citadas, está a ampliação de atendimentos do programa Agora Tem Especialistas por meio do Componente Créditos Financeiros, que permite compensar dívidas de prestadores privados com a oferta direta de consultas, exames e cirurgias eletivas ao SUS.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.