Curta nossa página

Programe-se

Fim de semana tem Moto Week, cinema e cultura gratuita

em

Joel Rodrigues/Agência Brasília

O fim de semana no Distrito Federal promete uma programação recheada de lazer e diversidade para todas as idades. Do ronco dos motores no Capital Moto Week às sessões de cinema sob as estrelas e eventos culturais, a cidade se transforma em um grande palco. Boa parte das atrações são gratuitas, impulsionadas pelas secretarias de Turismo (Setur), Esporte e Lazer (SEL) e Cultura e Economia Criativa (Secec).

Para facilitar o acesso, os brasilienses contam com os programas Lazer para Todos e Vai de Graça, garantindo deslocamento facilitado e entrada gratuita a importantes espaços. Neste sábado e domingo, o Zoológico de Brasília também oferece entrada gratuita. Prepare a agenda e confira as opções!

 

Cinema ao ar livre e clássicos na tela grande

O projeto Cinema Inflável leva uma tela gigante (10m x 6m) a Brazlândia nesta sexta-feira (25). Com exibição gratuita de filmes, bate-papos, saraus e atividades recreativas, a iniciativa já atraiu cerca de 6 mil pessoas. Há distribuição de pipoca e refrigerante, além de atividades de pontos de cultura locais.

A programação em Brazlândia acontece de sexta a domingo, sempre das 18h às 21h30:

  • Sexta-feira (25): Pantera Negra
  • Sábado (26): Elementos
  • Domingo (27): O Auto da Compadecida

Não é preciso retirar ingresso, e a classificação indicativa é livre (observar a orientação de cada filme). Lugares são por ordem de chegada, e é permitido levar lanches.

Para os amantes da telona, o Cine Brasília exibe o clássico Taxi Driver, de Martin Scorsese, e a estreia de F1 – O Filme, com Brad Pitt. O espaço também terá uma sessão inclusiva no sábado (26), às 14h, com o filme Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar. A programação completa pode ser consultada no site do Cine Brasília.

 

Rock e motores: Capital Moto Week e Rock Cultural

A 22ª edição do Capital Moto Week começa nesta quinta-feira (24), transformando Brasília na maior “Cidade da Moto” da América Latina até 2 de agosto. O festival espera atrair cerca de 800 mil pessoas de 22 países e movimentar R$ 60 milhões na economia local, gerando 17 mil empregos diretos e indiretos.

Mais de 1.800 motoclubes já confirmaram presença no Parque de Exposições da Granja do Torto. Serão 107 shows em cinco palcos temáticos, com grandes nomes como Paralamas do Sucesso, Biquíni, Capital Inicial, Samuel Rosa, Angra e a banda canadense Magic!.

“O Capital Moto Week é fundamental para nossa cadeia produtiva de turismo, especialmente quando falamos do passeio motociclístico, que se tornou um dos nossos produtos turísticos mais atrativos”, destacou Cristiano Araújo, secretário de Turismo. O festival oferece entrada gratuita para Pessoas com Deficiência (PCD), tradução em Libras, kits sensoriais para neurodivergentes e a Vila do Bem, com atendimentos gratuitos de saúde.

Ingressos estão disponíveis na plataforma bilheteriadigital.com/capital-moto-week. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.

Outra opção para os fãs de rock é o Rock Cultural – 1ª Edição, no Espaço Cultural Renato Russo, no domingo (27). Com entrada gratuita, o evento das 14h às 19h30 terá shows (incluindo Philippe Seabra, da Plebe Rude, Banda Fuzo e DJ Maraskin), exibição de documentários, exposições e feiras de artistas locais.

 

Moda sustentável, contação de histórias e cultura Geek

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) também sedia a Varanda It’s Time Brechó nos dias 26 e 27. O evento promove moda sustentável com peças a partir de R$ 10, reunindo diversos expositores em um ambiente com música.

No Memorial dos Povos Indígenas, sábado (26), às 15h, haverá a contação da história “O Guerreiro Celeste”, inspirada na tradição oral do povo Tapuia. Após a sessão, será realizada uma oficina de confecção de peças com sementes brasileiras.

Para os amantes de games, a segunda etapa do Cerrado Cup, circuito itinerante de e-sports do DF, chega ao JK Shopping. Com mais de 300 inscrições, as classificatórias ocorrem de sexta a domingo (até 27 de julho). O projeto oferece competições, arenas livres (Just Dance, Corrida com simuladores, Fliperama e Museu do Videogame Retrô) e estrutura acessível. As inscrições são gratuitas no site oficial do evento.

Já os fãs da cultura pop japonesa têm encontro marcado no Anime Summit 2025, de 25 a 27 de julho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento contará com a final da Liga Brasileira de Cosplay (LBC), Artist’s Alley, concursos de Cosplay, praça de alimentação e a presença de artistas como Ayumi Miyazaki e JILUKA. O evento oferece recursos de acessibilidade e meia-entrada social mediante doação de 1kg de alimento não perecível ou um mangá. Ingressos disponíveis na plataforma parceira do evento.

 

Lazer Gratuito e Transporte Facilitado

O programa Lazer Para Todos garante entrada gratuita ao Jardim Botânico de Brasília e ao Zoológico de Brasília aos domingos e feriados. Neste fim de semana, o Zoo terá entrada gratuita também no sábado, e funcionará às segundas-feiras durante todo o mês de julho, período de férias escolares.

O programa Vai de Graça oferece gratuidade nos ônibus e metrô aos domingos e feriados, facilitando o deslocamento para as atrações.

Linhas de ônibus que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos:

  • 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto
  • 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23)
  • 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto
  • 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão)
  • 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box)
  • 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral
  • 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol)
  • 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Linhas de ônibus que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos:

  • 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte
  • 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
  • 0.172: Riacho Fundo I (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo)
  • 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo)
  • 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
  • 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
  • 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
  • 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto
  • 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto
  • 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
  • 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte
  • 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
  • 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – via Eixo

Fonte em Foco. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, assessorias de imprensa e colaboradores