back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 00:59:29
Publicidade
Publicidade

HBDF é piloto nacional em combate à infecção hospitalar

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Ministério da Saúde afirma baixo risco do vírus Nipah...

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...
Publicidade

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), gerido pelo IgesDF, foi selecionado para representar a região Centro-Oeste no projeto-piloto do Programa de Avaliação de Prevalência Pontual de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A iniciativa visa aprimorar o monitoramento das infecções hospitalares e elevar a qualidade assistencial no país.

O programa é desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

A metodologia utilizada é a Avaliação de Prevalência Pontual, reconhecida internacionalmente e agora em teste para se tornar um programa nacional permanente no Brasil. Seu objetivo é mapear a realidade das unidades de saúde para reforçar medidas preventivas e indicar oportunidades de aprimoramento contínuo na assistência.

A coleta de informações no HBDF foi realizada na última quarta-feira (23), abrangendo pacientes internados nas enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários. O levantamento analisou os 14 dias anteriores à coleta, mapeando possíveis infecções, estratégias de tratamento e prevenção adotadas.

Magda Costa, gerente de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa em Brasília, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública brasileira. “Há muitos anos tínhamos o desejo de realizar esse tipo de avaliação no Brasil. Com a parceria do CDC, estamos tornando isso possível. Nosso propósito é prevenir infecções que possam agravar o estado de saúde dos pacientes internados”, afirmou.

Para a infectologista do HBDF, Mariana Ramos, o projeto é uma oportunidade de aprimorar o trabalho do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar. “Estamos animados com o estudo, pois ele nos permitirá avaliar a efetividade das ações já implantadas e identificar novas estratégias para fortalecer o cuidado e a segurança dos pacientes”, concluiu.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.