back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 07:50:19
Publicidade
Publicidade

Hospital de Base do DF moderniza gestão de medicamentos

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...

SES – DF atualiza lista de medicamentos essenciais

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou...
Publicidade

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo IgesDF, instalou quatro máquinas de unitarização de medicamentos, trazendo mais segurança e eficiência para a gestão hospitalar. Em pouco mais de três meses de operação, o processo já individualizou 535 mil doses, impactando positivamente a rotina de pacientes como Maria Luisa, de 68 anos, que recebe seus medicamentos de forma precisa e segura.

A unitarização consiste em embalar e identificar cada dose individualmente com rótulos que contêm informações como nome, lote, validade e um código de cores que indica a categoria do medicamento. O método evita desperdícios e reduz erros na administração, facilitando o trabalho da equipe de enfermagem.

Economia e segurança em toda a cadeia

A modernização já trouxe resultados financeiros significativos. As despesas com estoque do HBDF caíram R$ 30,9 milhões no segundo trimestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo a gerente de Insumos Farmacêuticos do IgesDF, Jessica Nobre, o processo automatizado substituiu um método manual que gerava perdas e falta de rastreabilidade.

O IgesDF adquiriu um total de oito máquinas, distribuídas entre o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e a Central de Distribuição, que abastece as 13 UPAs e o Hospital Cidade do Sol. A chefe do Núcleo de Insumos Farmacêuticos do HBDF, Sâmara Monteiro, ressalta a segurança como o maior ganho. “Cada embalagem tem informações claras e cores que facilitam a identificação, reduzindo erros”, explica.

A mudança também é percebida pela equipe de enfermagem. A técnica Deize Kelly afirma que o novo processo tornou a checagem de medicamentos mais segura, com rótulos mais resistentes e fáceis de ler. “É uma mudança que impacta toda a cadeia”, resume Jessica Nobre. “Do gestor, que controla melhor os estoques, ao paciente, que recebe o medicamento de forma segura. A unitarização mostra que tecnologia e cuidado caminham juntos na saúde pública.”

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.