Chuva forte e vento ganham força e elevam risco no Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, em grande parte do país. O cenário atinge, sobretudo, áreas do Centro-Oeste, além de trechos das regiões Norte e Sudeste e do oeste do Nordeste.
Onde a chuva deve ser mais intensa hoje
Os avisos do Inmet indicam volumes que podem variar, conforme a área, entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos fortes. Em parte dos alertas, há previsão de rajadas entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo.
Também há indicação de risco em estados como Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais, onde os volumes podem alcançar 100 mm em 24 horas, conforme o aviso meteorológico.
Alerta de tempestade no Rio Grande do Sul vai até quinta (12)
A área considerada mais sensível no período é o sul do Rio Grande do Sul, com aviso de tempestade e potencial de chuva elevada. Em outras áreas gaúchas, o Inmet projeta tempestades menos intensas, mas ainda com volumes relevantes e vento.
O instituto também aponta chance de granizo no Rio Grande do Sul, com possibilidade de ocorrência em Santa Catarina e no Paraná.
Tendência até sexta-feira (13) em trechos do Nordeste
Até sexta-feira, 13 de fevereiro, há perigo potencial de chuvas intensas em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com volumes diários que podem chegar a 50 mm e ventos em torno de 60 km/h, segundo a previsão citada no alerta.

