back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 06:34:26
Publicidade
Publicidade

Professores do ensino médio podem escolher livros para 2026

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Uniformes escolares se transformam em enxovais para bebês

Solidariedade, sustentabilidade e inclusão social caminham juntas na nova...

Brasília celebra 65 anos em meio a cobranças por melhorias em saúde, educação e transporte

Nesta terça-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal...

Marcelo Tas fala sobre os desafios da educação em tempos de pandemia

Para discutir sobre as novas tecnologias e os desafios...

Pré-selecionados do Fies 2025 já podem consultar a lista

Os estudantes que estão na lista de espera do...
Publicidade

Professores e gestores escolares do ensino médio já podem selecionar os livros didáticos que serão usados nas salas de aula a partir de 2026. A escolha faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e será realizada entre 25 de agosto e 5 de setembro. Esta é a primeira edição do programa após a reestruturação do ensino médio, que agora organiza o currículo em dois blocos: o primeiro, com disciplinas obrigatórias, e o segundo, com itinerários formativos.

As mudanças no ensino médio são um dos principais focos do PNLD 2026-2029. As obras oferecidas foram adaptadas para o novo modelo, que divide a carga horária dos estudantes em, no máximo, 1,8 mil horas de formação geral básica e, no mínimo, 1,2 mil horas de itinerários formativos, nos quais os alunos podem escolher disciplinas de acordo com seus interesses.

Livros alinhados à nova estrutura

Para ajudar na seleção, o Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário e disponibilizou um guia digital com detalhes sobre todas as obras. Os livros estão divididos em duas categorias:

  • Categoria 1: Inclui obras que contemplam os componentes curriculares obrigatórios, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, e Educação Digital.
  • Categoria 2: Apresenta projetos integradores que articulam o conhecimento ao mundo do trabalho, podendo ser utilizados tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC, responsáveis pelo PNLD, também disponibilizaram uma página com orientações e um formulário online para esclarecer as dúvidas de professores e gestores. A iniciativa busca garantir que as escolas escolham as obras que melhor se adequam aos seus respectivos currículos.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.