A Caixa Econômica Federal começou a receber os pedidos de Saque Calamidade do FGTS feitos pelos moradores de Paraibuna, no interior de São Paulo. A partir deste sábado (6), será a vez de os trabalhadores de Itirapina também enviarem suas solicitações.
As duas cidades foram duramente atingidas por fortes tempestades em novembro, o que levou à autorização para liberação do benefício. O prazo para realizar a solicitação vai até 4 e 5 de março de 2026, respectivamente.
Para acessar o saque, é necessário ter saldo disponível no FGTS e não ter feito retirada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo existente. Todo o processo pode ser feito diretamente pelo Aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência.
O Saque Calamidade é destinado a trabalhadores que tiveram a residência afetada por desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos e tempestades, desde que haja declaração oficial da Defesa Civil reconhecendo a situação de emergência.
Além de Paraibuna e Itirapina, outros 112 municípios já estão habilitados a solicitar o benefício, com prazos que variam até março de 2026. A relação completa das cidades e a lista de documentos necessários podem ser consultadas no site da Caixa.

