O feriado da Independência do Brasil, celebrado neste domingo (7), altera o funcionamento dos serviços públicos no Distrito Federal. O tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h, exigirá atenção redobrada ao trânsito e ao transporte público.
Para que a população possa aproveitar as celebrações com tranquilidade, o Governo do Distrito Federal (GDF) organizou o funcionamento de diversos órgãos e serviços.
Transporte e trânsito: como se locomover no feriado
O transporte público terá um esquema especial para o feriado. O Metrô-DF iniciará a operação mais cedo, às 5h30, e funcionará até as 21h30. Graças ao programa Vai de Graça, as viagens de metrô e de ônibus serão gratuitas durante todo o domingo.
Os ônibus terão a tabela horária de domingo, mas com um reforço de 134 veículos para viagens extras, especialmente entre 7h e 13h, para atender ao público do desfile. O reforço será concentrado nas linhas que ligam as regiões administrativas ao Plano Piloto.
Devido ao desfile, o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios será bloqueado das 17h de sábado (6) até o fim do evento no domingo. Agentes do Detran-DF estarão no local para orientar motoristas e pedestres.
Alimentação e lazer: opções gratuitas e abertas
Aproveite o dia para visitar os espaços de lazer. O Jardim Botânico de Brasília e o Zoológico de Brasília terão entrada gratuita no domingo, das 9h às 17h e das 8h30 às 17h, respectivamente. A entrada é franca como parte do programa Lazer para Todos do GDF. A Torre de TV e o Planetário de Brasília também estarão abertos.
Para quem busca alimentação acessível, 11 restaurantes comunitários estarão abertos no feriado. Com refeições a preços simbólicos, as unidades de Brazlândia, Gama, Samambaia e outras regiões funcionarão normalmente.
Segurança e emergência
Os serviços de emergência funcionarão 24 horas. Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193) podem ser acionados a qualquer momento.
A Casa da Mulher Brasileira também manterá seu funcionamento 24h, assim como a Defensoria Pública do DF, que atenderá demandas urgentes por meio de um núcleo de plantão.

