Cerca de 80 profissionais de Pernambuco participam de um curso para aprimorar a implementação da Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas. O curso, que começou nesta quarta-feira (10) e vai até quinta-feira (11), aborda a Lei nº 14.819/2024, que instituiu a política, e busca fortalecer a capacidade técnica das equipes escolares para lidar com questões psicossociais.
O projeto, que inclui oficinas e conversas, é uma iniciativa do Global Center da Fundação Stavros Niarchos (SNF) para a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação de Pernambuco.
O papel da escola e a importância da capacitação
O supervisor técnico do Global Center no Brasil, Luis Augusto Rohde, destacou que a escola é um ambiente crucial para a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Ele ressaltou que, embora professores e profissionais da educação lidem diariamente com essas questões, muitas vezes não têm as ferramentas necessárias para agir.
A capacitação, segundo Rohde, é fundamental para que os profissionais consigam identificar problemas emocionais e comportamentais precocemente. “Estudos epidemiológicos no Brasil e fora mostram que cerca de 20% das crianças e adolescentes têm algum problema emocional ou comportamental que causa prejuízo significativo”, afirmou.
Além de qualificar os profissionais, o curso também busca desconstruir estigmas e preconceitos sobre a saúde mental nas escolas. O objetivo é que os professores compreendam que comportamentos inadequados podem ser reflexo de sofrimento emocional, e não de uma escolha voluntária do aluno.
Plano de ação e futuro do projeto
O curso em Pernambuco, que se mostrou um estado receptivo à iniciativa, também servirá como base para a criação de um Plano de Ação Estadual e a elaboração de um modelo de formação para educadores e gestores. A ideia é que, após a análise dos resultados, a capacitação possa ser estendida a outros estados do país.

