back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 dezembro 2025, 22:47:42
Publicidade
Publicidade

PND abre inscrições para professores

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Governo federal retira 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Família

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou...

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...
Publicidade

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), um novo instrumento federal para qualificar a seleção de professores no Brasil. Conhecida como o “CNU dos Professores”, a PND, que tem taxa de R$ 85 para não isentos, visa aprimorar os concursos públicos e processos seletivos temporários das redes de ensino. Os interessados devem se inscrever até 25 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Inep.

Em entrevista à Agência Brasil, Natália Fregonesi, coordenadora de Políticas Educacionais da ONG Todos pela Educação, avaliou o potencial da iniciativa. “A prova nacional tem um grande potencial para as políticas docentes, especialmente, olhando para esse apoio que ela vai dar às redes municipais e estaduais em seus processos de seleção. Eu acho que há uma oportunidade de qualificar os concursos públicos”, afirmou.

 

Qualidade na seleção e regularidade dos processos

Fregonesi destacou que estudos da Todos pela Educação mostram que a maioria dos concursos atuais foca em conteúdo, e não na capacidade de ensinar. A PND, baseada nas matrizes revisadas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) Licenciaturas, promete ser mais robusta, avaliando competências docentes.

A PND não é um concurso direto, mas uma ferramenta que as redes de ensino podem usar como primeira etapa de seus próprios certames. Isso permitiria, por exemplo, a inclusão de uma prova prática posterior, como uma demonstração de aula, para avaliar as competências reais do professor. Além disso, a prova pode qualificar a seleção de professores temporários, que hoje se baseia majoritariamente em titulação e experiência.

Com a PND atrelada ao Enade Licenciaturas – que passou a ser anual e regulamentado por lei –, espera-se maior regularidade nos processos seletivos. “Existe uma previsibilidade e as redes podem ter esse estímulo para realizar com maior frequência tanto concursos quanto processos de seleção de temporários mais qualificados”, explicou a especialista, favorecendo a reposição contínua do quadro docente e um melhor planejamento dos concursos.

 

Alta adesão e desafios iniciais

Apesar de ser uma política nova, a PND 2025 registrou alta adesão: 22 estados e mais de 1,5 mil municípios já demonstraram interesse. Segundo Fregonesi, essa adesão, inclusive de estados com governadores de oposição ao governo federal (como São Paulo), demonstra o reconhecimento do potencial da prova pelas redes de ensino, mesmo sem repasse direto de recursos.

A PND também pode gerar economia para os municípios e estados ao reduzir a necessidade de contratar bancas para elaborar provas teóricas. Isso liberaria recursos humanos para focar em etapas mais específicas, como as provas práticas.

Para os professores já atuantes, a PND pode gerar dados valiosos sobre a qualidade da formação e as lacunas existentes, auxiliando as redes de ensino a planejar processos de formação continuada mais eficazes.

Apesar do otimismo, Fregonesi apontou riscos mitigáveis, como os prazos curtos para esta primeira edição, que podem dificultar a adaptação das redes. Há também o risco de que, inicialmente, a PND seja mais utilizada para contratação de temporários, embora um dos objetivos seja aumentar o número de professores efetivos.

 

Reconhecimento da Docência e políticas estruturantes

A PND faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, uma política maior de valorização da docência. “É fundamental olhar para os professores. Diversos estudos nacionais e internacionais apontam que o principal fator interescolar que impacta na aprendizagem dos estudantes são os professores”, ressaltou Fregonesi.

Ela elogiou a abordagem sistêmica do MEC, que tem buscado atrair mais profissionais para as licenciaturas (como o programa Pé-de-Meia Licenciaturas) e investido na formação inicial. “Este é um governo que tem mostrado que a educação é uma prioridade e que tem investido nesses programas”, avaliou.

A primeira edição da PND será aplicada em 26 de outubro. Podem realizar a prova estudantes que concluem licenciatura em 2025 e inscritos no Enade 2025, além de outros formados em licenciatura interessados em concursos ou processos seletivos em 2026 promovidos por entes federados que aderiram à prova em junho.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.