back to top
24 C
Brasilia
sábado, 13 dezembro 2025, 11:18:07
Publicidade
Publicidade

Saúde suspende vacinação de grávidas com imunizante da AstraZeneca/Fiocruz

Publicado em:

Notícias relacionadas

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Governo federal retira 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Família

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou...

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 14 milhões na quarta

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2223...
Publicidade

Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspensão imediata da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes, o Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (11), que decidiu interromper temporariamente a vacinação de grávidas e puérperas com o imunizante.

“Em atendimento à essa orientação da Anvisa o Programa Nacional de Imunizações (PNI) decide interromper temporariamente a vacinação tanto de gestantes quanto de puérperas com a vacina da AstraZenca. É uma cautela até o fechamento do caso e verificar o cenário epidemiológico em relação à vacina”, afirmou a coordenadora do PNI, Francieli Fancinato.

O Ministério da Saúde esclarece que a vacinação prossegue para gestantes e puérperas com comorbidades, entretanto, utilizando outros imunizantes.

“Voltamos a trabalhar com gestantes e puérperas com comorbidades nesse momento, à luz de novas evidências essa orientação pode ser modificada. A vacinação de gestantes com comorbidades deve prosseguir, visto que a beneficiação é favorável, a gente suspende a AstraZeneca mas mantém a vacinação tanto com a CoronaVac quanto a Pfizer”, explicou Fancinato.

Para a imunização, a mulher deve comprovar sua condição de risco, por meio de exame e receita médica, orienta o Ministério da Saúde.

Em coletiva realizada na noite desta terça-feira (11), o Ministério da Saúde reiterou a importância do imunizante da AstraZeneca para o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Destaco a importância dessa vacina para as populações do grupo prioritário, é uma vacina autorizada pela Anvisa. A gente precisa separar essa questão, estamos aplicando essa vacina na população brasileira com grandes benefícios”, disse a coordenadora do PNI.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que as gestantes que já tomaram uma dose da vacina da AstraZeneca serão monitoradas pela pasta.

“A decisão do Ministério da Saúde é suspender apenas aquelas que tenham comorbidades, e restringir por questão de cautela ao uso de dois imunizantes, a vacina da Pfizer e da CoronaVac. Vamos continuar monitorando todas as gestantes que já foram imunizadas”, disse Queiroga.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.