back to top
24 C
Brasilia
domingo, 8 fevereiro 2026, 07:50:03
Publicidade
Publicidade

UPAs do DF Recebem Gasômetros para Diagnósticos Rápidos e Precisos

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...

SES – DF atualiza lista de medicamentos essenciais

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou...
Publicidade

As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal estão sendo equipadas com gasômetros, aparelhos de alta tecnologia que prometem agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes em estado grave. O investimento, realizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), reforça a segurança e a precisão dos atendimentos de urgência.

O gasômetro é capaz de analisar, em poucos minutos, o estado respiratório e metabólico do paciente. Ele mede parâmetros como pH, oxigênio () e dióxido de carbono () no sangue, ajudando a identificar rapidamente problemas respiratórios, metabólicos e renais.

Tecnologia para atendimento de urgência

Segundo Rodolfo Lira, diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, o investimento visa oferecer “diagnósticos mais ágeis, decisões clínicas mais assertivas e, acima de tudo, mais segurança para os nossos pacientes”. O uso do aparelho é crucial em casos de falta de ar, crises asmáticas, insuficiência respiratória e choque séptico.

Winicius Miranda, coordenador médico da UPA de Vicente Pires, explica que a análise rápida permite à equipe decidir com mais agilidade, por exemplo, se é necessário iniciar a ventilação mecânica ou transferir o paciente para um hospital de alta complexidade.

A gerente de Insumos de laboratório do IgesDF, Regineth Cardoso, ressalta que a agilidade do exame é “indispensável em situações críticas, em que o tempo entre a coleta da amostra e a análise é decisivo para a conduta médica”.

Os novos aparelhos são totalmente automatizados e entregam resultados em até três minutos, sendo de fácil operação. As unidades de Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Vicente Pires e Riacho Fundo II já foram contempladas com o equipamento.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.