back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 08:53:58
Publicidade
Publicidade

Vigilância Sanitária vistoriou mais de 800 estabelecimentos em agosto

Publicado em:

Notícias relacionadas

Auxílios do GDF garantem apoio financeiro a famílias vulneráveis

GDF concede auxílios para famílias em crise e vítimas...

TRE-DF abre plantão sábado para regularizar título

TRE-DF faz plantão neste sábado (7/2) para título, biometria e alistamento antes do prazo de 6 de maio; veja locais e horários. Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

HRT amplia CPRE e mais que triplica procedimentos no DF

Ampliação da CPRE no HRT reduz cirurgias e acelera...

DF inicia aplicação de nirsevimabe contra bronquiolite em bebês

Medicamento reduz internações por VSR e amplia proteção a...
Publicidade

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) fez vistorias em 881 bares e restaurantes em todo o Distrito Federal no mês de agosto. As ações têm por objetivo verificar as medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), além do cumprimento às novas normas sanitárias. Alguns estabelecimentos descumpriram exigências e foram punidos.

Dos estabelecimentos vistoriados, 95 foram autuados, com multa que pode variar entre R$ 4 mil e R$ 20 mil. Com irregularidades, 15 locais foram interditados por oferecerem risco iminente à saúde do consumidor e de contágio da Covid-19.

“Cerca de 20% dessas vistorias são demandas de denúncias, principalmente para verificar irregularidades em bares, restaurantes e tabacarias que funcionam à noite”, informou a gerente de Fiscalização da Divisa, Márcia Olivé.

De acordo com a gestora, os principais problemas encontrados pela Vigilância Sanitária nas vistorias envolvem a circulação de pessoas sem máscaras, aglomeração e condições precárias de higiene.

Reabertura

Os bares e restaurantes do DF reabriram suas portas em 15 de julho, após 117 dias de quarentena. Caso queiram se manter em atividade, esses estabelecimentos precisam seguir uma série de regras cujo cumprimento é fiscalizado por agentes do Governo do Distrito Federal (GDF).

Entre elas a higiene rigorosa antes e depois do uso dos clientes, mesas a 2 metros de distância umas das outras e o funcionamento limitado a 50% da capacidade total do bar ou restaurante. Além disso, os donos dos estabelecimentos comerciais devem priorizar a ventilação natural do local – evitando, assim, o uso de ar-condicionado, potencial difusor do vírus. Caso seja necessário, manutenção e limpeza dos filtros devem ser feitas diariamente.

A população pode colaborar com denúncias, por meio da Ouvidoria, ligando para o número 160, sempre que houver desrespeito às normas de distanciamento social e higiene. A Divisa conta com 130 auditores fiscais em todo o DF e 22 núcleos de inspeção. As ações também são feitas aos finais de semana.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.