A Novacap produziu e distribuiu mais de 1,4 milhão de mudas de flores, árvores e arbustos somente até junho deste ano. O trabalho, realizado nos viveiros da companhia, é responsável por manter a beleza e a arborização de Brasília, que hoje conta com mais de 5,5 milhões de árvores e é conhecida como “cidade-parque”.
Em 2024, a produção total foi de quase 3 milhões de mudas de diferentes espécies. A chefa dos viveiros, Janaína Gonzalés, explica que o plantio de flores é semanal, com a produção de 50 mil a 100 mil mudas por semana. A escolha das espécies leva em conta o clima, garantindo que os canteiros permaneçam coloridos o ano todo.
Produção de árvores e flores no DF
As flores são divididas entre temporárias (que duram de 4 a 6 meses), como sálvias e petúnias, e perenes (que permanecem por mais tempo), como lírios e moreias.
Já o cultivo de árvores segue um planejamento anual, com o plantio ocorrendo entre outubro e março (período chuvoso) para garantir o enraizamento. São cerca de 200 espécies, entre nativas do Cerrado e exóticas, cuidadosamente selecionadas para cada local. A Novacap avalia as características de cada planta para evitar problemas, como o plantio de árvores frutíferas em calçadas ou estacionamentos, o que pode causar acidentes.
O trabalho de produção é feito em dois viveiros: o primeiro, no Park Way, fundado em 1960, e o segundo, no Setor de Oficinas Norte, de 1971. Os locais contam com uma equipe de 53 empregados, 15 estagiários e 120 reeducandas da Funap, que participam de um projeto de ressocialização desde 2017. Para as reeducandas, o contato diário com a terra é terapêutico, proporcionando um ambiente de tranquilidade e propósito.
Plantio em áreas públicas
É importante lembrar que o plantio de árvores em áreas públicas deve ser feito com a autorização e orientação da Novacap, para evitar danos à infraestrutura e acidentes. O serviço pode ser solicitado pelo Portal Participa-DF.