O Zoológico de Brasília reabre nesta segunda-feira (7), após um fechamento de mais de um mês devido a casos de gripe aviária. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) autorizou a desinterdição com base em critérios técnicos e diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Para aproveitar o período de férias de julho, o Zoológico funcionará todas as segundas-feiras deste mês. Normalmente, o funcionamento ocorre de terça a domingo.
O caso da gripe aviária no zoo
O Zoológico de Brasília foi interditado em 28 de maio após a descoberta de um irerê e um pombo mortos nos arredores. Embora não fossem animais do acervo do zoo, a presença deles na área levou à interdição e à coleta de amostras.
As análises confirmaram que o irerê estava infectado com o vírus H5N1 (gripe aviária). A interdição do zoológico foi então estendida até 13 de junho. Contudo, um dia antes da prevista reabertura, um emu (ave de origem australiana) que pertencia ao zoológico apresentou sintomas da doença. Com a evolução do quadro, o emu foi sacrificado, e as amostras encaminhadas para análise confirmaram a infecção pela gripe aviária.

