back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 15 dezembro 2025, 22:49:41
Publicidade
Publicidade

Brasil evita avanço da gripe aviária e fortalece sistema sanitário

Publicado em:

Reporte: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Ministério manda recolher todas as cervejas e chopps da Backer

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento determinou que...

Hear: combate à violência contra mulher ganhará nova plataforma

Uma equipe de 28 voluntários, entre professores e alunos...

Polícia Civil confirma 2ª morte associada ao consumo de cerveja

Mais uma vítima da síndrome nefroneural, que vem sendo...

Envelhecimento do coração: dicas para conseguir maior longevidade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),...

Saúde de Minas confirma quarta morte por cerveja contaminada

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou nesta...
Publicidade

O Brasil deu uma resposta firme e eficaz à detecção da gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul, e poderá ser declarado livre da doença em 14 dias, caso não surjam novos casos. A avaliação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que celebrou a robustez do sistema sanitário brasileiro.

Essa crise mostrou ao mundo a força do nosso sistema. O vírus entrou, mas não se espalhou. Isso é prova cabal de eficiência”, afirmou Fávaro nesta quarta-feira (4), durante coletiva de imprensa.

O único caso comercial confirmado ocorreu há duas semanas, em Montenegro (RS). Se nenhuma nova infecção for registrada até o fim do período de 28 dias de “vazio sanitário”, o país poderá declarar erradicada a transmissão, conforme os protocolos internacionais.

Monitoramento contínuo e transparência

Atualmente, oito casos suspeitos estão sob investigação, todos fora de granjas comerciais. O caso mais recente em uma granja, em Antagorda (RS), deu resultado negativo. O ministro destacou a importância da transparência e da vigilância ativa, especialmente para aves silvestres.

Animais encontrados no zoológico de Brasília, como um pombo e um marreco irerê, foram confirmados com o vírus, mas não representam risco comercial, pois não pertenciam ao plantel do zoo”, explicou Fávaro.

Desde 2023, o Brasil soma 168 casos em aves silvestres, sem impacto direto na produção comercial. Protocolos de biossegurança estão sendo seguidos rigorosamente para proteger tanto os animais quanto trabalhadores e visitantes.

Exportações afetadas, mas reação já começou

A gripe aviária levou à imposição de restrições comerciais por parte de alguns países importadores da carne de frango brasileira. Dos 160 mercados, 21 suspenderam totalmente as compras, enquanto outros restringiram apenas produtos do RS ou de Montenegro. Segundo o ministro, o Brasil já iniciou negociações para reverter essas medidas.

Como consequência, houve uma queda média de 7% no preço do frango no mercado interno, ajudando a conter os preços para o consumidor.

Investimento em prevenção

Para reforçar a estrutura sanitária nacional, o governo deve enviar à Casa Civil uma proposta de Medida Provisória que libera R$ 135 milhões para combater emergências sanitárias, tanto animais quanto vegetais. Hoje, o Brasil lida com quatro emergências ativas — além da gripe aviária, há surtos que afetam produções de cacau, carambola e mandioca.

Precisamos investir para antecipar os riscos. A resposta rápida é o que mantém a confiança internacional na produção brasileira”, finalizou Fávaro.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.