back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 06:12:50
Publicidade
Publicidade

Brasileiros aderem ao digital com 82% das transações bancárias online

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 14 milhões nesta quarta (15)

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (15) o prêmio estimado...

Receita paga hoje as restituições do lote residual de janeiro do IR

A Receita Federal paga nesta quarta-feira (15) as restituições...
Publicidade

Os brasileiros estão cada vez mais conectados às finanças digitais! Uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que surpreendentes 82% das transações bancárias no país já são realizadas pelos canais digitais, ou seja, via celular e internet banking. Desse total, os celulares são os grandes protagonistas, respondendo por 75% das operações.

Os dados, fazem parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, conduzida pela Deloitte, que analisou o cenário de 2024. “Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo mobile banking [operações pelo celular], que somou 155 bilhões de transações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, representando um crescimento de 15%“, informou a Febraban em nota.

O Pix, em particular, desponta como um motor de crescimento, registrando quase 25 bilhões de operações pelo celular em 2024, um salto impressionante de 41% em relação ao ano anterior. A pesquisa mostra que os correntistas, em média, realizam nada menos que 55 transações Pix por mês usando apenas o celular.

Os celulares vêm transformando a maneira como interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar este sucesso“, destacou Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.

Em contraste com a ascensão digital, as transações realizadas em canais físicos – como agências bancárias, caixas eletrônicos e correspondentes – seguem em trajetória de queda, representando apenas 5% do total. Nas agências bancárias, por exemplo, foram feitas 3,6 bilhões de transações em 2024, uma redução de 14% comparado ao ano anterior, reforçando a migração definitiva para o ambiente digital.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.