back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 10:50:28
Publicidade
Publicidade

Brasileiros aderem ao digital com 82% das transações bancárias online

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...

Vacina brasileira contra dengue imunizará profissionais do SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo...

Seca persiste em SP e ameaça abastecimento no primeiro trimestre

A chuva segue abaixo da média histórica em praticamente...

Morre Raul Jungmann, ex-ministro e presidente do IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) informou neste domingo...

USP desenvolve bateria de nióbio em testes industriais

A Universidade de São Paulo (USP) deu um passo...
Publicidade

Os brasileiros estão cada vez mais conectados às finanças digitais! Uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que surpreendentes 82% das transações bancárias no país já são realizadas pelos canais digitais, ou seja, via celular e internet banking. Desse total, os celulares são os grandes protagonistas, respondendo por 75% das operações.

Os dados, fazem parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, conduzida pela Deloitte, que analisou o cenário de 2024. “Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo mobile banking [operações pelo celular], que somou 155 bilhões de transações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, representando um crescimento de 15%“, informou a Febraban em nota.

O Pix, em particular, desponta como um motor de crescimento, registrando quase 25 bilhões de operações pelo celular em 2024, um salto impressionante de 41% em relação ao ano anterior. A pesquisa mostra que os correntistas, em média, realizam nada menos que 55 transações Pix por mês usando apenas o celular.

Os celulares vêm transformando a maneira como interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar este sucesso“, destacou Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.

Em contraste com a ascensão digital, as transações realizadas em canais físicos – como agências bancárias, caixas eletrônicos e correspondentes – seguem em trajetória de queda, representando apenas 5% do total. Nas agências bancárias, por exemplo, foram feitas 3,6 bilhões de transações em 2024, uma redução de 14% comparado ao ano anterior, reforçando a migração definitiva para o ambiente digital.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.