A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, o maior da história em número de contribuintes e em valor. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros que entregaram a declaração nas primeiras semanas terão as contas acertadas com o Leão, recebendo um total de R$ 11 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
A totalidade do valor será destinada a contribuintes com prioridade legal ou por nova regra, conforme informado pelo Fisco.
Quem recebe neste lote?
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
- 4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix simultaneamente.
- 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos.
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- 148.090 contribuintes acima de 80 anos.
- 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
É importante destacar que, embora não tivessem prioridade por lei, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e o Pix juntos passaram a ter preferência neste ano. Neste lote específico, não haverá pagamentos para contribuintes sem prioridade.
Como consultar e onde receber
A consulta para saber se você está neste lote foi liberada no dia 23 de junho. Para verificar, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF que foi informada na sua declaração do Imposto de Renda.
Caso seu nome não esteja na lista, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da sua declaração. Se houver alguma pendência, você poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes ou a malha fina.
O que fazer se a restituição não for depositada?
Se, por algum motivo, a restituição não for creditada na conta informada (por exemplo, conta desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessas situações, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado em até um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo novamente pelo Portal e-CAC. O caminho é: “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

