O prazo para profissionais interessados em participar do programa “Agora Tem Especialistas” se encerra neste domingo (10). As inscrições devem ser feitas pela plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O edital para o provimento e formação de médicos já especialistas foi lançado no final de julho.
O objetivo do programa, uma iniciativa do Ministério da Saúde, é reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS e suprir a carência de profissionais em regiões desassistidas. O edital oferece 635 vagas imediatas e 1.143 para cadastro reserva, totalizando 1,7 mil oportunidades.
Aprimoramento e atuação em áreas carentes
O Ministério da Saúde destaca que a presença de especialistas em regiões com carência de profissionais é crucial para garantir o acesso integral aos serviços do SUS. “A presença de especialistas em regiões desassistidas é fundamental para assegurar o acesso integral aos serviços do SUS, evitando deslocamentos prolongados da população em busca de atendimento especializado”, afirmou a pasta.
Os 16 cursos de aprimoramento que integram o programa terão como diferencial a atividade prática em hospitais e policlínicas da rede pública. A formação será conduzida por profissionais de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os participantes dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial e mais quatro horas a atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência para especialidades prioritárias do SUS, como oncologia e ginecologia. Cada curso terá a duração de 12 meses.