O governador Ibaneis Rocha entregou, na manhã deste sábado (9), mais 704 unidades habitacionais no Itapoã Parque, o maior complexo habitacional do Distrito Federal. A nova etapa beneficia cerca de 2,8 mil pessoas, elevando o total de apartamentos liberados para 6.912. A previsão é que o empreendimento, com 12.112 unidades no total, abrigue cerca de 50 mil moradores quando estiver concluído.
Durante o evento, o governador anunciou a duplicação da via que conecta o Itapoã Parque ao viaduto Itapoã/Paranoá. A obra, de aproximadamente 3,5 km, terá um investimento de R$ 7 milhões e será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
Moradia e infraestrutura completa
Os apartamentos são resultado de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), e a construtora JC Gontijo. As unidades são destinadas a famílias com renda entre R$ 1.800,01 e 12 salários mínimos.
A vice-governadora Celina Leão destacou que a entrega representa a realização do sonho da casa própria, com moradias dignas em uma região com infraestrutura e equipamentos públicos essenciais, como escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e, futuramente, creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, celebrou o sucesso do programa Cheque Moradia, que já beneficiou 4 mil famílias. Segundo ele, o subsídio é fundamental para incluir pessoas de baixa renda que, antes, não teriam condições de pagar a entrada do imóvel.
Qualidade de vida e sonhos realizados
A empregada doméstica Cícera da Silva Santos, que esperava há 12 anos pela casa própria, e o casal Lucas Gonzaga Rocha e Camila Torres Brito Rocha, que vai economizar o dinheiro do aluguel para reformar o novo lar, representam as milhares de famílias contempladas.
Os novos moradores terão à disposição uma infraestrutura completa dentro dos condomínios, com parque infantil, espaço fitness e churrasqueira, além de segurança 24 horas. “É praticamente uma cidade. Tem locais de encontro da comunidade… Está bem legal aqui”, comemorou Lucas.