back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 16:57:35
Publicidade
Publicidade

UPAs do DF Recebem Gasômetros para Diagnósticos Rápidos e Precisos

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Número de gestantes com HIV no Brasil aumenta 37% em dez anos

O número de grávidas com HIV no Brasil vem...

Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de UTI

O Ministério da Saúde ampliou em 39% o número...

Consumo de álcool em excesso representa risco ao coração

Festas de fim de ano e férias são consideradas...

Secretaria de Saúde recebeu 15 mil doses da vacina Pentavalente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu 15...

Saiba como evitar as 6 doenças de pele mais frequentes no verão

Sol, praia, piscina e calor... muito calor! No verão,...
Publicidade

As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal estão sendo equipadas com gasômetros, aparelhos de alta tecnologia que prometem agilizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes em estado grave. O investimento, realizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), reforça a segurança e a precisão dos atendimentos de urgência.

O gasômetro é capaz de analisar, em poucos minutos, o estado respiratório e metabólico do paciente. Ele mede parâmetros como pH, oxigênio () e dióxido de carbono () no sangue, ajudando a identificar rapidamente problemas respiratórios, metabólicos e renais.

Tecnologia para atendimento de urgência

Segundo Rodolfo Lira, diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, o investimento visa oferecer “diagnósticos mais ágeis, decisões clínicas mais assertivas e, acima de tudo, mais segurança para os nossos pacientes”. O uso do aparelho é crucial em casos de falta de ar, crises asmáticas, insuficiência respiratória e choque séptico.

Winicius Miranda, coordenador médico da UPA de Vicente Pires, explica que a análise rápida permite à equipe decidir com mais agilidade, por exemplo, se é necessário iniciar a ventilação mecânica ou transferir o paciente para um hospital de alta complexidade.

A gerente de Insumos de laboratório do IgesDF, Regineth Cardoso, ressalta que a agilidade do exame é “indispensável em situações críticas, em que o tempo entre a coleta da amostra e a análise é decisivo para a conduta médica”.

Os novos aparelhos são totalmente automatizados e entregam resultados em até três minutos, sendo de fácil operação. As unidades de Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Vicente Pires e Riacho Fundo II já foram contempladas com o equipamento.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.