O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a uma série de obras de modernização na Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), com um investimento de cerca de R$ 3,3 milhões nesta primeira etapa. O objetivo é garantir mais segurança e conforto para trabalhadores, permissionários e consumidores, além de melhorar a preservação dos alimentos.
A Ceasa-DF, responsável por um quarto do abastecimento de alimentos da capital, recebe mensalmente cerca de 600 mil pessoas. As obras incluem a troca de telhados, recuperação de forros e calhas, e a reforma de pisos em pavilhões-chave. Segundo o presidente da Ceasa, Bruno Sena Rodrigues, as intervenções são estruturais e muitas delas são inéditas em 54 anos de história.
Obras inéditas e foco em segurança
Entre as melhorias em curso, destacam-se a construção de novos banheiros, a reforma completa da rede elétrica e a implantação de um novo sistema hidrossanitário. O projeto também inclui a construção de um amplo Espaço da Mulher, com foco em conforto e segurança para trabalhadoras e clientes. A segurança será reforçada com a instalação de 140 câmeras de videomonitoramento.
Além disso, a Novacap prepara uma licitação de R$ 14 milhões para a troca de toda a massa asfáltica interna da Ceasa, facilitando o tráfego de veículos e carrinhos.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, afirmou que a modernização faz parte de uma política mais ampla do GDF. “Queremos transformar a Ceasa em referência nacional em organização, qualidade e inovação”, defendeu.
Produtores e comerciantes comemoram
As obras são bem-recebidas por quem trabalha no local. A produtora rural Neide Xavier, que atua na Ceasa há mais de 20 anos, comemorou a atenção dada pelo governo às antigas demandas, como a pavimentação. “É um sonho antigo nosso. Pela primeira vez, vemos a presidência realmente preocupada com produtores e comerciantes”, disse.
O presidente da Associação dos Comerciantes da Ceasa (Assucena), Rafael Zanetti, também reconhece o avanço. Ele destaca que a associação acompanhará de perto a execução dos serviços para garantir qualidade e transparência, atendendo a pedidos que esperavam há mais de uma década.

