A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promove a campanha Setembro em Flor para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos, como o de colo do útero. A iniciativa busca alertar para os riscos da doença e incentivar o autocuidado.
As histórias da jornalista Cíntia Aquino e da advogada Nayara Alves reforçam a importância da prevenção. Cíntia, diagnosticada com câncer de colo do útero em estágio avançado, superou a doença após um longo e difícil tratamento. Ela alerta para os riscos de adiar exames, uma atitude que quase custou sua vida. Já Nayara descobriu o câncer em estágio inicial graças a seu acompanhamento anual e precisou apenas de cirurgia, sem quimioterapia ou radioterapia.
Vacinação contra o HPV: a principal forma de prevenção
O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil, e sua principal causa é o Papilomavírus Humano (HPV). A vacina contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção, protegendo não apenas contra o câncer de colo de útero, mas também contra outros tumores relacionados ao vírus.
Para aumentar a cobertura vacinal, a SES-DF ampliou o público-alvo da imunização para jovens de até 19 anos (a faixa etária regular é entre 9 e 14 anos). A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF, e a lista completa pode ser consultada no site da secretaria.
A cirurgiã oncológica da SES-DF, Rayane Cardoso, reforça que a vacinação é fundamental, especialmente antes do início da vida sexual, para proporcionar maior proteção contra o vírus.

