back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 5 junho 2026, 01:44
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeDivisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

Divisa do DF com Goiás terá ação contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado em

Cobertura relacionada

Amorim reage a designação dos EUA e defende soberania

Em Moscou, Amorim contesta o uso da designação de facções como terroristas como justificativa para intervenções e defende cooperação com soberania.

Déficit de R$ 1,9 bi pressiona contas do GDF

Contas do GDF têm déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão no quadrimestre, mas governo promete superávit.

Feira de Profissões abre caminhos na socioeducação

A Socioeducação no DF recebe Feira de Profissões com cursos, oficinas e orientação para jovens em medidas.

Alta de Celina Leão e continuidade administrativa do DF

Alta de Celina Leão após pneumotórax reduz incerteza política e sinaliza retomada gradual da agenda do DF, segundo boletim médico.

Guia integra saúde e assistência para população de rua

Situação de rua no DF terá guia para integrar saúde e assistência social, com fluxos de atendimento e proteção.

Brasil entra na faixa mais alta do IDHM

IDHM do Brasil chega à faixa muito alta em 2024, mas desigualdade de raça, gênero e renda ainda limita avanço.
Publicidade

A Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura de Valparaíso de Goiás, promoverá, nesta quarta-feira (15), uma grande ação de combate ao Aedes aegypti no condomínio Residencial Santa Maria, na divisa do Distrito Federal com Goiás. Chamado de RenegAedes, o evento será realizado das 8h às 12h e o ponto de concentração será no Colégio Polivalente.

O objetivo do trabalho é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da contribuição de cada um na prevenção das doenças causadas pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação de combate ao Aedes aegypti é promovida pelo grupo de gestão de prevenção (o Geiplandengue) da Região de Saúde Sul, Vigilância Ambiental da Região Sul e Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o governo do município de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria de Saúde.

O evento terá atividades de entretenimento, palestras, busca ativa, visitas às residências da região, recolhimento de inservíveis, orientação para a comunidade, atendimento médico e da equipe de Enfermagem, dentre outros serviços de saúde.

“O enfrentamento ao Aedes não é um problema apenas do setor saúde, mas de todos. As ações futuras devem ser pactuadas em conjunto, pois a maior beneficiária dessas ações será a população”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero.

Segundo a coordenadora do Geiplandengue da Região de Saúde Sul, Maria Aparecida Ribeiro, as ações pactuadas entre o DF e os municípios do Entorno Sul são de suma importância para o enfrentamento ao Aedes. “A atividade tem como finalidade a articulação de ações entre Goiás e DF para uma abordagem mais efetiva em áreas como a do Entorno”, ressaltou.

A região é composta por 19 municípios e é considerada prioritária no combate ao mosquito devido à densidade populacional, o que facilita a dispersão dos casos de dengue e a proliferação do vetor.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade