A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (16), uma resolução que determina a apreensão e proíbe a comercialização de dois produtos em todo o território nacional: o azeite de oliva Los Nobles e o suplemento alimentar Zempyc Natural.
Segundo a agência, o azeite de oliva é de origem clandestina e não possui registro na Anvisa, nem na agência sanitária da Argentina, país de onde o produto supostamente viria. A proibição abrange a distribuição, importação, propaganda e uso do produto.
Suplemento com propaganda enganosa
Na mesma resolução, a Anvisa proíbe a venda do suplemento alimentar Zempyc Natural, que é comercializado em sites e redes sociais. O produto promete emagrecimento com alegações como “queima de gordura”, “redução do apetite” e “aceleração do metabolismo”, mas sua origem e composição são desconhecidas.
A agência informou que o rótulo do produto utiliza o nome de uma empresa farmacêutica que, ao ser contatada, afirmou não ter nenhum registro de produto com a denominação “Zempyc” em seus controles internos.

