As farmácias de Alto Custo do Distrito Federal registraram um aumento de cerca de 15% nos procedimentos no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) refletem a distribuição de medicamentos e reforçam a importância do serviço para a população.
O crescimento foi notável nas três unidades do DF:
- A farmácia da Asa Sul registrou aumento de 14,13%.
- A unidade de Ceilândia cresceu 14,71%.
- A farmácia do Gama teve um aumento de 15%.
Balanço e atuação profissional
Em 2024, as farmácias públicas do DF distribuíram cerca de 150 milhões de medicamentos. A rede conta com mais de 700 farmacêuticos na SES-DF, que dedicam mais de 25 mil horas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação profissional vai além da entrega de remédios, com os farmacêuticos realizando mais de 200 mil sugestões para otimizar a farmacoterapia de equipes multidisciplinares e garantindo o uso seguro dos medicamentos.
Inovação e acesso especializado
A rede de saúde pública do DF também se destaca em inovação e acesso especializado. A Farmacotécnica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por exemplo, atendeu cerca de 10 mil pacientes em 2024 com a produção de medicamentos manipulados em formas líquidas para facilitar a administração a crianças e pacientes acamados.
Além disso, a lista de medicamentos foi ampliada com a inclusão de 30 novos itens em 2024, e o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aptas a distribuir psicotrópicos cresceu 30% entre 2021 e 2024. Esses resultados, segundo a diretora de Assistência Farmacêutica, Sara Ramos, são frutos do alinhamento estratégico e da capacitação contínua dos profissionais.

