Com o início do período chuvoso no Distrito Federal, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) reforça a importância da atenção redobrada no trânsito. A combinação de baixa visibilidade, pistas molhadas e acúmulo de água e óleo aumenta o risco de acidentes e exige cuidados especiais dos motoristas.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a imprudência, como o excesso de velocidade e o uso de celular ao volante, eleva ainda mais o perigo durante as chuvas. Para ajudar a prevenir sinistros, o Detran-DF preparou uma série de orientações essenciais para motoristas, motociclistas e pedestres.
Dicas para motoristas
- Mantenha distância: Aumente a distância do veículo à sua frente para ter mais tempo de reação em caso de frenagem brusca.
- Reduza a velocidade: Diminua a velocidade gradualmente, evitando freadas bruscas que podem causar derrapagem.
- Atenção à aquaplanagem: Se o carro começar a deslizar sobre a água, mantenha a calma. Segure o volante com firmeza, tire o pé do acelerador e não freie bruscamente. ale o pé do acelerador, não freie e não movimente o volante de forma brusca até que os pneus voltem a ter contato com o solo.
- Use os faróis baixos: Ligue os faróis baixos para aumentar a visibilidade e facilitar a identificação de poças d’água. Evite o farol alto, que pode ofuscar a visão de outros motoristas.
- Garanta a visibilidade: Mantenha as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado e use o ar-condicionado ou o desembaçador para evitar que os vidros fiquem embaçados.
- Verifique os pneus: Trafegue apenas com pneus em bom estado. Pneus lisos perdem a aderência em pistas molhadas, aumentando o risco de acidentes.
Cuidados para motociclistas e pedestres
- Motociclistas: Evitem pilotar sob chuva forte. Se não for possível esperar, use equipamentos de proteção completos, como capacete com viseira, capa de chuva, luvas e botas.
- Pedestres: Redobrem a atenção ao atravessar a rua. Devido à baixa visibilidade, os motoristas podem ter dificuldade para notá-los. Sinalize a intenção de travessia e use sempre a faixa de pedestres, ou um local seguro e visível.

