A Receita Federal começou a pagar nesta terça-feira (30) o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O lote injetará mais de R$ 1 bilhão na economia, beneficiando 387.277 contribuintes.
O pagamento inclui restituições de declarações enviadas fora do prazo, com pendências resolvidas, e lotes residuais de anos anteriores. Cerca de R$ 507 milhões do total serão destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O Ministério da Fazenda informou que o lote também prioriza os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix. Um total de 234.920 restituições foram direcionadas a esses contribuintes.
Para saber se você está no lote, a consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial da Receita para tablets e smartphones. No site, basta acessar a página “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar a Restituição”.
Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para agendar um novo crédito, o contribuinte pode usar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco.
Após um ano, caso o valor não seja resgatado, o contribuinte deve solicitá-lo no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal, no menu “Declarações e Demonstrativos”, em “Meu Imposto de Renda” e, por fim, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

