Crianças e adolescentes de até 15 anos têm prazo até 31 de outubro para atualizar a caderneta de vacinação em todo o país. A Campanha Nacional, focada na recuperação vacinal, disponibiliza todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025.
O Ministério da Saúde (MS) reforça o apelo a pais e responsáveis, especialmente no Distrito Federal, onde a vacinação é crucial. Mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para a campanha, com um repasse de R$ 150 milhões para auxiliar a organização das ações de saúde locais em estados e municípios, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brasília.
Vacinas Essenciais: Proteção contra Doenças Graves
A iniciativa busca proteger a população jovem contra doenças imunopreveníveis. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e a eficácia das vacinas, lembrando a importância histórica da imunização no controle de enfermidades como a paralisia infantil e a meningite.
“Os pais e mães de hoje só não tiveram paralisia infantil… porque, um dia, seu pai e sua mãe enfrentaram situações muito mais difíceis… para te vacinar,” afirmou Padilha durante o lançamento da campanha.
Confira as vacinas disponíveis para atualização da caderneta:
- BCG e Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente
- Meningocócica C e ACWY
- Influenza e Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela e DTP
- Hepatite A e HPV
Alerta Nacional: Reforço contra o Sarampo e Polio
O Brasil intensifica a vacinação contra o sarampo para todas as idades (12 meses a 59 anos) devido ao aumento de casos na América do Norte. Este esforço faz parte da estratégia de recuperação vacinal que já demonstra resultados positivos: entre 2022 e 2024, houve um crescimento de 17% na imunização de crianças menores de dois anos contra a Pólio e uma expansão de 40% na aplicação da Tríplice Viral.
Dia D e Tecnologia: Acompanhamento pelo Meu SUS Digital
A mobilização tem seu ponto alto no Dia D, que será realizado em 18 de outubro. Nesta data, os postos de saúde de todo o país, incluindo o DF, terão horário especial de funcionamento para facilitar o acesso.
Para engajar a população, o MS fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, ferramenta que permite acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança e monitoramento em tempo real da situação vacinal. O aplicativo está disponível gratuitamente e requer uma conta Gov.br para acesso.
“O 18 de outubro será uma oportunidade estratégica para mobilizarmos, juntamente com estados e municípios, as localidades com maior concentração de crianças,” concluiu o ministro Padilha. A vacinação, no entanto, segue disponível diariamente nas UBS de Brasília e do Brasil.

