back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 08:24:03
Publicidade
Publicidade

Trump elogia conversa com Lula e prevê forte relação bilateral

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social para elogiar a videoconferência que teve com o presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (6). O diálogo, que durou cerca de 30 minutos, teve foco principal em economia e comércio entre os dois países.

“Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, postou Trump, destacando que os dois líderes terão novas discussões e se encontrarão em um futuro próximo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O Palácio do Planalto informou que o tom da conversa foi amistoso, e ambos os presidentes relembraram a boa “química” demonstrada durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Lula pede fim de sobretaxa e restrições

Apesar do tom cordial, Lula aproveitou a oportunidade para solicitar a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, além do fim das medidas restritivas aplicadas contra autoridades do Brasil.

O presidente brasileiro ressaltou que o Brasil é um dos únicos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Lula afirmou que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

O Palácio do Planalto informou que Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar seguimento às negociações com os ministros brasileiros Geraldo Alckmin, Mauro Vieira e Fernando Haddad.

Próximos encontros

Os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30 em Belém, em novembro. Lula também se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.