A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deu início, nesta terça-feira (7), à Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de promover a cidadania e o respeito à população sênior da capital. O evento, que segue até quinta-feira (9), oferece uma ampla gama de serviços gratuitos e atividades educativas na sede da CLDF.
Na abertura, o público participou de música ao vivo, dança e aproveitou serviços essenciais, como cortes de cabelo, emissão de documentos (carteira de identidade e cartão sênior para transporte), consultas básicas de saúde, vacinação, testes rápidos e orientação jurídica e habitacional.
DF: Capital do Respeito ao Idoso
O procurador especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da CLDF, deputado Chico Vigilante (PT), ressaltou a meta da iniciativa: “Nós queremos fazer com que a capital federal do Brasil seja a capital do respeito às pessoas idosas.” Ele frisou que o respeito passa pelo reconhecimento dos direitos dessa população.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), também prestigiou o evento e celebrou a importância de envelhecer com dignidade.
Promoção de Saúde e Nova Política Distrital
O tema do envelhecimento saudável foi um dos destaques. Juliana Soares, coordenadora da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), defendeu a mudança de foco: “Precisamos parar de tratar doença e começar a promover saúde.”
Ela anunciou o futuro lançamento de uma política distrital que prevê a criação de ambulatórios especializados na saúde do idoso, com equipes multiprofissionais, reconhecendo a necessidade de cuidados específicos para essa faixa etária.
A Semana conta com a parceria de diversas instituições, incluindo SES-DF, Defensoria Pública (DPDF), Polícia Civil (PCDF), SENAC, SESC, BRB Mobilidade e CODHAB.

