back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 dezembro 2025, 06:44:41
Publicidade
Publicidade

Mundo chocado com Operação Contenção no Rio

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...

Doença misteriosa já causou uma morte no estado de Minas Gerais

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais,...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

Começa a funcionar site para solicitar restituição do Dpvat

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (15) o...

Bancos Pan, BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações

O Banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de...
Publicidade

A Operação Contenção, deflagrada pelo governo do Rio de Janeiro contra a facção Comando Vermelho, gerou forte repercussão internacional devido ao alto número de mortes. Com pelo menos 64 óbitos confirmados — incluindo quatro policiais — e estimativas que superam 100 vítimas, a ação tem sido classificada como uma das mais letais da história recente do Brasil.

Entidades internacionais e a imprensa global manifestaram horror diante da letalidade da operação.

ONU exige investigação imediata

A Organização das Nações Unidas (ONU) utilizou sua rede social para emitir uma declaração firme, pedindo que as autoridades do Brasil cumpram suas obrigações perante o direito internacional.

“Brasil: estamos horrorizados com a operação policial em andamento nas favelas do Rio de Janeiro, que já teria resultado na morte de mais de 60 pessoas, incluindo quatro policiais. Esta operação letal reforça a tendência de consequências extremamente fatais das ações policiais nas comunidades marginalizadas do Brasil. Relembramos às autoridades suas obrigações sob o direito internacional dos direitos humanos e instamos a realização de investigações rápidas e eficazes”, diz o post da ONU.

Repercussão na imprensa global

Grandes veículos de comunicação internacionais deram destaque à violência no Rio de Janeiro, enfatizando a escala da tragédia:

  • The Guardian (Inglaterra): Publicou a manchete “Brasil: ao menos 64 mortos no dia mais violento do Rio de Janeiro em meio a batidas policiais”, descrevendo a ação como a mais letal da história da cidade.
  • El País (Espanha): Relatou que o “Rio de Janeiro vive uma jornada de caos colossal e intensos tiroteios por uma ação policial contra o crime organizado que já é a mais letal da história da cidade brasileira”.
  • New York Times (EUA): Classificou a ação policial como “a mais mortal da história do Rio”, citando o governador que definiu a operação como um ataque aos “narcoterroristas”.
  • Le Figaro (França): Destacou a contestação sobre a eficácia dessas operações policiais de grande porte, embora sejam comuns na cidade.
  • Clarín (Argentina): Reproduziu o sentimento de choque ao estampar em seu site uma frase de um brasileiro: “não é Gaza, é o Rio”.

As publicações enfatizam a violência e o impacto das ações policiais nas comunidades marginalizadas, gerando pressão internacional por transparência e justiça.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.