O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e na quarta-feira (17) para participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova ou que foram acometidos por doenças infectocontagiosas previstas em edital. As provas regulares ocorreram em 9 e 13 de novembro.
Também houve aplicação excepcional em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, após o adiamento motivado pela COP30 na capital paraense. Os pedidos de reaplicação foram avaliados individualmente pelo Inep.
A dinâmica de aplicação segue o padrão do exame regular. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. Nesta terça, os candidatos fazem Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com término às 19h — ou 20h para quem teve tempo adicional aprovado. Na quarta, será aplicada a prova de Ciências da Natureza e Matemática, com encerramento às 18h30.
O edital assegura a reaplicação a quem foi afetado por falhas de infraestrutura, falta de energia, desastres naturais ou por doenças como covid-19, influenza A e B, sarampo, rubéola, varíola, varíola dos macacos, meningites, tuberculose, coqueluche, entre outras listadas. O participante refaz apenas o dia em que ficou impedido de realizar a prova.
Entre os casos previstos, estão os inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingidos por um tornado em 7 de novembro de 2025, considerado um dos mais intensos já registrados no estado.
Enem PPL
Nas mesmas datas, o Inep aplica o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025, dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal, com nível de dificuldade equivalente ao exame regular.
Sobre o Enem
Criado em 1998, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de ser utilizado por instituições públicas e privadas. As notas também podem ser aproveitadas por universidades portuguesas conveniadas ao Inep.

