back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 07:34
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaCoronavírus: população de rua do Distrito Federal recebe refeições

Coronavírus: população de rua do Distrito Federal recebe refeições

Publicado em

Cobertura relacionada

Cartão ajuda moradora a reconstruir casa após incêndio

Cartão Construção garante R$ 15 mil para moradora da Estrutural reconstruir a casa atingida por incêndio. Entenda as regras.

Agências do trabalhador oferecem 313 vagas nesta segunda

Vagas no DF somam 313 oportunidades nesta segunda, com salários de até R$ 2,8 mil. Veja os cargos e como cadastrar o currículo.

SUS terá nova terapia para leucemia mieloide aguda

Leucemia no SUS terá nova terapia com venetoclax e azacitidina para adultos sem indicação de quimioterapia intensiva.

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Aluguel Social atende 1,3 mil mulheres vítimas no DF

Aluguel Social já beneficiou 1.362 mulheres no DF com R$ 600 mensais para moradia segura. Entenda os critérios e como solicitar.

Mercado passa a prever Selic de 13,75% no fim de 2026

Mercado prevê Selic de 13,75% no fim de 2026 e inflação de 5,3%. Entenda os efeitos sobre crédito, consumo e economia brasileira.
Publicidade

A partir desta quarta-feira (25), as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), intensificam o trabalho voltado à segurança alimentar da população de rua do Distrito Federal e começam a distribuir, também, o jantar. Cerca de duas mil marmitas vão ser entregues em todas as regiões onde há pessoas em situação de rua.

O almoço, porém, já vem sendo entregue desde a semana passada, na mesma quantidade e nos mesmos pontos. Desde o início de março, a Sedes atualizou seu mapeamento sobre a concentração da população de rua no DF. Esse trabalho identificou cerca de 1,9 mil pessoas em todo o DF e onde elas geralmente costumam ficar, por se tratar de um público que se movimenta bastante.

“Traçamos um planejamento com todas as áreas da secretaria para intensificar a assistência a essa população tão vulnerável”, destaca o secretário Ricardo Guterres. “Estamos finalizando o espaço de convivência e isolamento no Autódromo e, até o início de seu funcionamento, nos próximos dias, vamos assegurar a alimentação dessas pessoas”, complementa.

Covid-19

Como idosos integram o público mais suscetível à contaminação, esse recorte da população passou a ser o foco do trabalho da secretaria, que se embasou em dois objetivos. O primeiro é verificar a existência de vínculo familiar ou comunitário, para que seja feita uma intervenção com o objetivo de esse idoso retornar à família de origem. O outro, não havendo um lar de referência, é atendimento e encaminhamento para uma das unidades de acolhimento.

Além disso, o Serviço Especializado em Abordagem Social, que realiza o atendimento diretamente nas ruas, uniu forças às equipes do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde. Essas ações são voltadas para difusão de estratégias de prevenção, para identificação de pessoas adoecidas e encaminhamento para rede de saúde quando for o caso. Todas as 30 equipes especializadas em abordagem social foram instruídas a intensificar a disseminação das informações referentes ao cuidado e à higiene pessoal.

A secretaria conta com dois Centros Pops (Taguatinga e Plano Piloto), que atendem uma média de 500 pessoas diariamente. Nesses lugares, a população em situação de rua pode tomar banho, lavar roupas, utensílios pessoais e afins; além de tomar café da manhã, almoço e lanche no período da tarde.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade