back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 23 junho 2026, 20:10
Publicidade
Publicidade
InícioVida & DesenvolvimentoSaúdeBrasileiro que lutou na 2ª Guerra Mundial se recupera da Covid-19

Brasileiro que lutou na 2ª Guerra Mundial se recupera da Covid-19

Publicado em

Reportagem:
Mathias Brotero

Cobertura relacionada

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Crédito rural pode mais que triplicar colheita de alho

Crédito rural pode elevar de 360 kg para 1,2 tonelada a colheita de alho de um casal no DF. Entenda como funcionam as linhas de apoio.

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Brasília registra menor taxa de homicídios entre as capitais brasileiras

Taxa de homicídio projetada coloca Brasília na menor posição entre capitais de janeiro a maio. Entenda o cálculo e os limites do ranking.

Agências do DF oferecem 610 vagas de emprego nesta terça

Agências oferecem 610 vagas no DF nesta terça, com salários de até R$ 3 mil. Veja os cargos em destaque e como participar das seleções.
Publicidade

O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Ernando Piveta, de 99 anos, recebeu alta nesta terça-feira (14), no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, depois de ter Covid-19. Piveta chegou ao hospital no dia 6 e ficou internado por oito dias. No momento, ele pode ser o brasileiro mais velho a ter se recuperado do novo coronavírus.

Segundo declarações divulgadas pelo Exército, Piveta afirmou que vencer a Covid-19 “foi maior do que vencer” na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). “[É uma situação] mundial, não local. Eu saí dessa luta vencedor”, disse o ex-combatente, que agradeceu os médicos e o Exército.

Para a filha de Piveta, Vivian Lilian, a recuperação dele é uma grande mensagem de esperança. “Estamos felizes de levar o pai para casa”, disse.

Segundo o capitão de fragata Hemerson Luz, médico do HFA, o nível de letalidade em pacientes idosos com Covid-19 é de 15%.

“[No começo] nós ficamos muito apreensivos. Mas, surpreendentemente, ele vem se recuperando. Nós ficamos felizes em saber que ele venceu mais uma batalha”, disse. “Existe a possibilidade de cura para todos. Estamos no caminho certo.”

Piveta recebeu alta no mesmo dia da comemoração dos 75 anos da Tomada de Montese, considerada uma dos maiores batalhas travadas pelos brasileiros contra os nazistas na Itália. A atuação da FEB, na época, foi essencial para a retomada da Itália e, posteriormente, para a vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

O ex-combatente da FEB fará 100 anos no dia 7 de outubro.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade